A Copa do Mundo e a Coroa da Vida

A maioria das parábolas de Jesus foram centradas em figuras da cultura popular, como pescadores e pastores, lavradores e comerciantes. O apóstolo Paulo soube aproveitar elementos da cultura popular, citando um “profeta” pagão (Tito 1:12) e se inserindo no contexto de um povo politeista (Atos 17:22-23). Paulo até usou a figura de atletismo diversas vezes (1 Cor 9:24-27, Gal 2:2; 5:7; Fil 2:16) para representar o esforço necessário para o Cristão perseverar na “corrida” da fé.

Lembrando como Deus já se comunicou com os homens através da sua cultura, o site da www.hermeneutica.com está lançando um convite para reflexões, ilustrações, e pregações sobre esportes e futebol, visando este período da Copa do Mundo. Queremos aproveitar este grande evento cultural para chamar a atenção do povo para as coisas de Deus.

Nada mais natural do que pregadores e pastores de hoje aproveitarem a figura dos esportes para chamar o povo a buscar a Coroa da Vida. Há vários aspectos nos quais podemos focalizar: consumismo, honestidade e ética (e a falta dela) em competições (sejam no campo dos esportes, no escritório ou na vida em geral), vitórias, perdas, a importância de trabalhar em equipe, e assim por diante.

Vamos ser criativos com as nossas mensagens e pregações desta época. Para encorajar esta criatividade, o site da www.hermeneutica.com está lançando um convite para reflexões, pregações, e ilustrações voltadas para o tema tanto da Copa do Mundo, como dos esportes em geral. Faremos uma seleção da melhor reflexão, melhor pregação e melhor ilustração. Os ganhadores terão seus textos reproduzidos no site da www.hermeneutica.com e receberão, cada um, um livro de Max Lucado.

A partir de hoje lançamos este convite que se encerrará daqui a um mês, no dia 10 de junho, véspera da Copa do Mundo 2010. Enviem suas reflexões, ilustrações e pregações por email para coroadavida@hermeneutica.com com o assunto “Reflexão (ou Ilustração ou Pregação) para a Coroa da Vida”. Não se esqueça de incluir seu nome e a igreja ou congregação da qual faz parte.

O texto não tem que estar centrado em esportes, nem na Copa. Pode focalizar em algo como a unidade do corpo, usando um time de futebol como exemplo. Pode ser uma mensagem sobre perdão, citando uma ilustração (veja o exemplo de Zinedine Zidane). Ore para Deus lhe guiar. Pedimos apenas que os textos tenham algum vínculo ou que usem alguma ilustração sobre esportes.

O convite está aberto a todos, homens e mulheres, independente de idade, formação, ou papel que exercer na igreja. Apenas pedimos que, se citar alguma fonte, ou reproduzir algum texto encontrado em outra obra ou site, que inclua estas referências para que os autores originais possam ser devidamente citados.

Que Deus abençoe a todos, e que Deus seja honrado pela maneira que comunicamos a Palavra dEle ao povo de hoje.


Por favor, em cada acesso ao site, faça uma visita também aos anunciantes. As visitas são gratuitas e sem compromisso, e ajudam no sustento deste ministério.