"A Fidelidade Traz Vitalidade"
de Presbítero Luciano Espósito

Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti.Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração;Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus.Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseverou em seguir ao SENHOR meu Deus.E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o SENHOR será comigo, para expulsá-los, como o SENHOR disse.E Josué o abençoou, e deu a Calebe, filho de Jefoné, a Hebrom em herança.Portanto Hebrom ficou sendo herança de Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, até ao dia de hoje, porquanto perseverara em seguir ao SENHOR Deus de Israel. E antes o nome de Hebrom era Quiriate-Arba, porque Arba foi o maior homem entre os anaquins. E a terra repousou da guerra.” Josué 14:6-15

Provavelmente, quando falamos de superar as nossas limitações para alcançarmos a grande coroação, lembramos da maratonista suíça cambaleando quase desfalecida de dores por causa das cãibras para cruzar a linha de chegada.

Ela não venceu a prova, de todas as atletas foi à última a chegar. Mas a mensagem que transmitiu fez o planeta refletir, no quanto é importante sermos fieis a um propósito, e o valor desprendido para alcançá-lo é insuperável.

Quando aquela jovem entrou no estádio toda retorcida de dores, e caindo no chão, o treinador foi ao encontro para saber se estava viva ou não, ao notar que estava viva e com vontade de alcançar o seu objetivo, incentivou para erguer e caminhar rumo ao alvo.

A bíblia nos revela um homem chamado Calebe que com seus oitenta e cinco anos, ainda tinha vitalidade para guerrear contra os inimigos e tomar as terras de Hebrom. Fico a imaginar de onde vinha o desejo de continuar a olhar para o alvo, permanecer fiel a palavra de Deus.

Como o seu coração ardia em cada batalha, (Êxodo 3:2 - E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.)

O que pensava cada vez que empunhava de sua simples espada, (Jeremias 29:11 - Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.) e a alegria estampada em seu rosto após uma sangrenta batalha dançando em louvor ao Senhor. (1 Reis 1:40 - E todo o povo subiu após ele, e o povo tocava gaitas, e alegrava-se com grande alegria; de maneira que com o seu clamor a terra retiniu.)

O que dizia a sua esposa, filhos e netos, (2 Corintios 4:17 - Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente)

Quão era o tamanho da fé dele homem. (2 Corintios 1:4 - Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.)

O deserto não apagou a chama do Sonho de Deus para ele, mas a cada manhã tinha as forças revigoradas (Salmos 59:16 - Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; porquanto tu foste o meu alto refúgio, e proteção no dia da minha angústia).

Os olhos fitos dos inimigos não punham medo em seu coração, pois sabia que o Senhor era com ele. (Salmos 23:1-6 - O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.)

O que motiva uma pessoa a ser fiel ao Senhor em todo o tempo são duas coisas.Fé para sonhar não os nossos sonhos, mas os de Deus para nós (Números 14:8-9a.- Se o SENHOR se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel. Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o SENHOR é conosco; não os temais.)

(Gênesis 45:4- 8 - E disse José a seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se; então disse ele: Eu sou José vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós. Porque já houve dois anos de fome no meio da terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega. Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento. Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito.)

A outra força motriz é a chama do Espírito Santo. Sabe aquele treinador que fitou os olhos na jovem e incentivou-a levantar e caminhar. Fazendo-se lembra dos esforços empreendidos nos treinos sob forte sol ou chuvas, das dores infindáveis de músculos exaustos, das dificuldades na falta de patrocinadores, no descrédito das pessoas.

Das dietas ricas e controladas para se manter a forma física ideal para a prova.

É assim, o Espírito Santo trabalha convencendo o homem, o consola, o anima, lembrando-o de cruzar a linha de chegada, (João 14:16 - E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre); (João 14:26 - Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.); (João 15:26 - Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.)

Tudo isso para quê? Para que o Senhor termine a obra que começo. (Filipenses 1:6 - Tendo por certo isto mesmo, aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo).

Um homem como Calebe só poderia alcançar o terra como herança e ser feliz.

O Senhor deseja que todos os seus filhos tenham a atitude de Calebe. Retirem forças de onde ninguém imaginou que saísse, e a externem como um trovão. Não podemos abaixar as nossas cabeças e aceitar que situações corriqueiras do dia a dia , venham nos abater.

Declarar que as drogas venceram os bons costumes familiares, que o pecado é tolerável, sendo que o Senhor o condena e não o suporta, pois fere os seus princípios.

Concordarmos e aliarmos com os corretores da boa fé cristã. Desprezar os órfãos e viúvas espirituais que batem nas portas das nossas igrejas pedindo pão vivo e água viva e dar-lhes a maldita religiosidade que apenas serve para afastar mais o homem do seu Supremo Criador.

Avante crentes, vamos cravar o amor de Cristo no coração dos que estão descamisados, dos sem tetos, vamos dar alem de esperança material, vamos doar vida, vida eternal.

Como diriam os veteranos da FAB na 2º Guerra – Senta a puía.

Por que, quando atingirmos a linha de chegado poderemos então dizer em alto e bom som para todos ouvirem:

- Até aqui me ajudou o SENHOR ( 1 Samuel 7:12b). Pois combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. (2 Timóteo 4:7).

Luciano Espósito é Presbítero da Igreja O Brasil Para Cristo de Vila Curuça Velha



Copyright © 2010 Luciano Espósito. Todos os direitos reservados.