Um Livro Muito Peculiar Parte 2

de Max Lucado

“Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.” 2 Timóteo 2:15

Aqui vai um ponto prático. Estude a Bíblia aos poucos. A fome não se satisfaz comendo vinte e uma refeições de uma só vez uma vez por semana. O corpo precisa de uma dieta equilibrada para permanecer forte. A alma também. Quando Deus enviou comida para seu povo no deserto, Ele não forneceu pães já preparados. Ao contrário, Ele enviou “flocos finos semelhantes a geada sobre a superfície do deserto.” Êxodo 16:14

Deus deu o maná em porções limitadas. Deus envia comida espiritual da mesma forma. Ele abre os céus com nutrientes o suficiente para a fome de hoje. Ele fornece “Ordem sobre ordem, ordem sobre ordem, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali.” (Isa 28:10)

Não fique desanimado se as suas leituras rendem um retorno modesto. Alguns dias apenas uma porção menor é o suficiente. O que importa é buscar cada dia a mensagem daquele dia. Uma dieta constante da Palavra de Deus durante uma vida inteira edifica uma mente e um alma saudáveis.

Uma menina retornou do seu primeiro dia na escola. A mãe lhe perguntou “Você aprendeu alguma coisa?” “Aparentemente não o bastante,” a menina respondeu, “Eu tenho que voltar amanhã e no dia seguinte e no outro dia…”

A aprendizagem é assim. E o estudo da Bíblia é assim também. Entendimento vem pouco a pouco ao longo de uma vida.

Há um terceiro passo para entender a Bíblia. Depois do pedir e do buscar vem o bater. Depois que você pede e procura, você bate.

“Batam e a porta lhes será aberta.” (Mateus 7:7)

Bater é ficar diante da porta de Deus. É se tornar disponível a Deus. É subir na calçada, atravessar a varanda, ficar na porta e se voluntariar. Bater passa do campo de pensar e entra no campo de agir.

Bater é perguntar, O que é que eu posso fazer? Como é que eu obedeço? Para onde eu devo ir?

Uma coisa é saber o que fazer. Outra coisa é fazê-la. Mas, para aqueles que escolhem obedecer, uma recompensa especial os espera.

“Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando- o, será feliz naquilo que fizer.” Tiago 1:25

Que promessa! A felicidade vem àqueles que fazem o que lêem! É a mesma coisa com o remédio. Se você somente lê o rótulo, mas esquece as pílulas, não vai ajudar. É a mesma coisa com comida. Se você só lê a receita, mas não cozinha, você não será alimentado. E é o mesmo com a Bíblia. Se você somente lê as palavras, mas nunca as obedece, você nunca experimentará a alegria que Deus tem prometido.

Peça. Busque. Bata. Fácil, não é? Por que você não tenta? Se o fizer, você verá porque o livro que você está segurando é o livro mais notável da história.

Não perca Parte 1 de “Um Livro Muito Peculiar”. Que tal começar uma leitura da Bíblia em um ano seguindo os planos de leitura no site da Hermeneutica?
Veja também “Como Conhecer a Vontade de Deus”.


Veja também Ilustrações sobre a Bíblia e
Ilustrações sobre a Vontade de Deus


Copyright © 1994 Max Lucado. Todos os direitos reservados.

23/01/15