Ano Novo
- ilustrações sobre o Ano Novo

Passagens para o Ano Novo
Passagens bíblicas que podem nos ajudar a refletir melhor sobre o começo de um novo ano:
- Salmo 65:11 "Coroas o ano da tua bondade"
- Salmo 90:12 Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.
- 2 Coríntios 5:17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
- Apocalipse 21:5 E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.



Passado e Futuro
Não importa como foi o passado de um homem, seu futuro é sem mancha. - John R. Rice - Tan, P. L. (1996, c1979). Encyclopedia of 7700 illustrations.


O origem do termo Janeiro
O primeiro mês do ano, Janeiro, recebeu seu nome em homenagem ao deus romano Janus. Janus é retratado com dois rostos, um olhando para trás e outro olhando para a frente. Embora não cremos nos "deuses" Romanos, nem cultuemos a eles, o primeiro dia do ano é um bom tempo para refletir sobre o passado e pensar e fazer planos para o futuro.


O Ano Novo dos judeus
O ano novo dos judeus, Rosh Hashanah, é um dia sagrado quando as pessoas consideram seus erros do passado e fazem planos para como melhorar no futuro.


A reflexão para o Ano Novo de Matthew Henry:
Não renunciando, mas repetindo e ratificando todas as minhas alianças anteriores com Deus, e lamentando que não vivi tão de acordo com elas quanto deveria, eu, no começo desse Ano Novo, solenemente me entrego, todo meu ser, corpo, alma e espírito a Deus o Pai, Filho e Espírito Santo, meu Criador, Redentor e santificador, me comprometendo e prometendo, não pela minha própria força, porque sou fraco, mas pela força da graça de Jesus Cristo, que vou me esforçar a ficar completamente dentro da vontade de Deus.

Eu sei que essa é a vontade de Deus – a minha santificação. Senhor, permita que neste ano eu possa ser mais santo, e andar mais do que nunca em conversas santificadas. Eu desejo ardentemente ser preenchido com seus pensamentos santos, a ser levado em afeições santificadas, determinado por propósitos e intenções santas, e governado em todas as minhas palavras e ações por princípios santos.

Que um fio dourado de santidade possa correr por toda a teia desse ano. – Matthew Henry em Nelson's complete book of stories, illustrations, and quotes. Nashville: Thomas Nelson Publishers (2000).


28/12/06; 27/12/12