“Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!” Mateus 7:17-20

Pensamento: Pela segunda vez em poucos versículos (v. 16) Jesus fala na necessidade de avaliar os frutos da vida dos nossos guias espirituais. Líderes venerados e pastores com doutorado não estão acima do critério de ter que viver vidas dignas do Evangelho. Pode levar tempo para descobrir se uma pessoa é um bom guia ou não (1 Tm 5:24). Mas, Jesus promete que vamos saber. O discípulo não vive para julgar (7:1-5).

Porém, ele precisa usar seu juízo para não ser desviado, ele e outros, da vida eterna. Os líderes espirituais têm a responsabilidade de guiar bem o rebanho. No entanto, esta passagem nos lembra que os membros também têm a responsabilidade de observar e avaliar seus líderes e de não aceitar aqueles cujas vidas não se conformem com o padrão que o Senhor nos deu.

Um provérbio Italiano diz que, depois do jogo de xadrez, o rei e o peão são guardados na mesma caixa. Um dia todos nós, membros e líderes, iremos para o julgamento (2 Cor 5:9-10). Parte do que será julgado será se demos ouvidos aos alertas como este que o Senhor nos deu. Peça a Deus para Ele lhe dar discernimento e sabedoria em relação aos “guias” da sua vida.

Oração: Santo Deus, o Senhor é quem capacita o homem a servir e guiar o seu rebanho. Por favor, conceda-nos discernimento para sabermos quem é que o Senhor realmente chamou para este serviço. Que a sua igreja possa ser guiada cada vez mais por servos como seu filho Jesus. Em nome do Senhor oramos. Amém.

Mateus 7:18

Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,

Copyright © 2006–2024, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.

Assine o Devocional
Jesus Disse

365 dias nas palavras de Jesus.
É gratuito! Insira seu Email aqui:

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a utilização de cookies.