“Quando Jesus viu a multidão ao seu redor, deu ordens para que atravessassem para o outro lado do mar.

Então, um mestre da lei aproximou-se e disse: ‘Mestre, eu te seguirei por onde quer que fores’.

Jesus respondeu: ‘As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça’.

Outro discípulo lhe disse: ‘Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai’.

Mas Jesus lhe disse: ‘Siga-me, e deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos’.”

Mateus 8:18-22

Pensamento: Imaginemos o escriba se aproximando de Jesus. Ele está cheio de curiosidade, pronto para um debate teológico com um grande rabino. Será que Jesus vai revelar-lhe algum mistério das Escrituras ou treiná-lo em princípios de interpretação? Evidentemente, não é isso que Jesus tem em mente.

Jesus passou horas ensinando num morro ao ar livre. Ele andou alguns quilômetros na poeira da estrada. Ele tocou num homem com lepra, numa mulher com febre e acabou de expulsar demônios de várias pessoas no meio da noite. Se Jesus pregou o olho foi lá por volta da madrugada.

O mestre da lei quer ser discípulo? Jesus quer que ele veja o quanto vai custar. Há lugar no Reino para estudiosos da Palavra. Há necessidade para mestres e escribas. Mas, talvez o ministério deles não vai ser tão confortável quanto queriam.

Donald Hagner comentou esta passagem assim: “O discipulado… envolve muito mais que uma disposição de seguir no sentido de acompanhar alguém, ou até mesmo disposição de escutar, aprender e conviver com aquela pessoa como alunos dos rabinos faziam – envolve no fundo um total estilo de vida.”

Jesus não quer seguidores. Ele quer discípulos. E estes discípulos serão transformados dos pés à cabeça. Não será só o que a cabeça pensa, mas, para onde os pés irão andar. Jesus vai mudar tudo isso.

Jesus não estava dando um fora nesse escriba. Ele estava fazendo um favor. Ele estava o alertando do quanto realmente precisamos mudar para segui-Lo. Você já calculou quanto custa?

Oração: Como o Senhor é paciente conosco. Temos todo tipo de ideia quanto aquilo que nós queremos do Reino, mas, pouca concepção do reinado de Jesus em nossas vidas. Obrigado, nosso Deus, por ser tão benigno para conosco.

Abra nossas mentes e os nossos corações, não só para a ideia de Jesus, mas, para a realidade de Jesus em nossas vidas – cada dia, cada hora, cada passo. Em nome de Jesus oramos e agradecemos. Amém.

Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006-2022, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional (NVI) da Sociedade Bíblica Internacional (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.

Assine o Devocional
Jesus Disse

365 dias nas palavras de Jesus.
É gratuito! Insira seu Email aqui:

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a utilização de cookies.