16 Setembro    



 

“Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

Mateus 11:29-30

Pensamento: Mais um paradoxo nas palavras do Mestre. Jesus chama os "cansados e sobrecarregados" (v. 28). Mas, não é para tirar férias ou se aposentar. É para tomar sobre si um jugo, uma peça de madeira que fixava um boi a uma carroça ou arado. Não é exatamente o retrato de descanso. Jesus, no entanto, não chama seus discípulos a saírem desta vida, e sim a perseverarem nela pelo seu poder. Se Jesus é o grande servo e seus discípulos também serão, é lógico que haverá trabalho a fazer. Haverá serviço, mas o serviço de Jesus será diferente. Será feito com uma motivação e um prazer que revelam que seus seguidores realmente são movidos por uma força que não é deste mundo! Você já notou como um grupo de Cristãos, limpando o quintal do prédio, pintando paredes, visitando irmãos enfermos ou trabalhando numa campanha evangelística estão quase sempre felizes da vida? Há um ânimo e uma satisfação em fazer coisas de forma voluntária, sem recompensa ou reconhecimento, que antes jamais iríamos considerar. Por quê? Porque é pela força de Jesus. É por isso que o jugo tem que ser dele. É por isso que temos que aprender dele. As regras, mandamentos e proibições humanas só cansam e desgastam. Mas o serviço com Jesus, ligados a ele, caminhando com ele, servindo com ele, não cansa. Pelo contrário, ficamos cada vez mais animados em servir, porque estamos servindo cada vez mais pelo poder de Jesus. Aceite o jugo que Jesus lhe oferece. Aprenda dele. Ande com ele e você verá um novo Caminho abrindo pela frente. Que Jesus lhe abençoe.

Oração: Pai amado, eu sei que muitos dos seus servos carregam cruzes pesadas, enquanto outros de nós temos uma vida tão fácil. Por favor, Pai, alivie seus servos que sofrem tentações e perseguições. Ajude-os a verem nas suas próprias vidas o cumprimento desta promessa de Jesus. Ajude-os a encontrarem descanso e alívio aqui nos braços do Bom Pastor. Que todos nós que esperamos nele possamos vislumbrar o descanso eterno que nos espera um dia. Em nome de Jesus oramos e agradecemos. Amém.

Dennis Downing é o autor do devocional diário "Jesus disse...",
Copyright © 2006-2008, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional (Nda Sociedade Bíblica Internacional (www.sbibrasil.org.br), salvo indicação em coário.