Naquela ocasião Jesus passou pelas lavouras de cereal no sábado. Seus discípulos estavam com fome e começaram a colher espigas para comê-las.

Os fariseus, vendo aquilo, lhe disseram: “Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido no sábado”.

Ele respondeu: “Vocês não leram o que fez Davi quando ele e seus companheiros estavam com fome?

Ele entrou na casa de Deus e, junto com os seus companheiros, comeu os pães da Presença, o que não lhes era permitido fazer, mas apenas aos sacerdotes.”

Mateus 12:1-4

Pensamento: Aqui nós vemos a diferença entre o jugo de Jesus (11:29) e o dos homens. Os dez mandamentos proibiram o trabalho no sábado. Especificamente, a palavra de Deus apenas vetava acender fogo e apanhar lenha (Êx 35:3; Num 15:32-36). Porém, os intérpretes da lei elaboraram vinte e quatro capítulos de atividades que seriam proibidas com listas de detalhes e pormenores.

Na verdade, nada que eles proibiram foi estipulado na Escritura. Era apenas uma interpretação humana como muitas proibições e “mandamentos” impostos em Cristãos de hoje. A comparação que Jesus fez entre Davi e seus companheiros (1 Samuel 21) e Jesus e seus homens era muito apta. Da mesma forma que Davi era rejeitado como rei de Israel, Jesus também foi, junto com seus homens. E como naquela época houve circunstâncias que atenuaram as limitações da lei, o mesmo aconteceu nos dias de Jesus.

A pergunta de Jesus em resposta à acusação é decisiva – “Vocês não leram …”? O problema é que leram, mas, não enxergaram a Palavra de Deus, apenas as suas interpretações. É tão fácil confundir nossos conceitos com a própria Escritura. Foi por isso que Jesus disse que precisamos tomar o jugo dele, e aprender dele.

Quando você lê a Palavra de Deus, você consegue escutar a voz de Jesus falando? É isso que nós precisamos. Se você se sente confuso, ou só consegue ouvir o que homens têm falado, peça a Jesus, que ele lhe ajudará a ouvir a sua voz.

Oração: Pai Santo e todo poderoso, é o Senhor que manda e ordena. Dai a todos nós ouvidos para ouvir a voz do Senhor acima da nossa, guardar as palavras do Senhor e não apenas as nossas interpretações delas. Que a vontade feita em nossas vidas seja sempre a do Senhor. Em nome de Jesus oramos. Amém.

Mateus 12:1-2

Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006-2022, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.

Assine o Devocional
Jesus Disse

365 dias nas palavras de Jesus.
É gratuito! Insira seu Email aqui:

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a utilização de cookies.