“Pois por suas palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados”. Mateus 12:37

Pensamento: O contexto é o “dia do juízo” (v.36). Naquele dia, por algo tão simples como nossas palavras, seremos absolvidos ou condenados. Muitas vezes, somos tão rápidos para criticar e condenar e tão devagar para elogiar e encorajar. Fazemos isso frequentemente sem ao menos compreender o que, ou Quem, estamos machucando.

Quem é o pai delas? Elas foram criadas na imagem de quem? Com nossas palavras julgamos – e não percebemos que nossas próprias palavras um dia voltarão a nos julgar. Diante da igreja e entre irmãos, alguns são um modelo de cordialidade e consideração. Porém, na sua casa, com sua família, tornam-se homens brutos ou mulheres rixosas.

William Barclay lembrou bem que “as palavras que mostram quem nós realmente somos são as palavras que pronunciamos quando estamos mais à vontade.” Como são suas palavras em casa e com sua família? Como você fala com pessoas que você não está preocupado em impressionar? Como você responde quando é provocado ou fica impaciente?

Uma simples palavra pode por em risco nossa salvação (Mt 5:22), não porque Deus dá tanto peso a uma palavra só, mas porque palavras podem revelar a nossa verdadeira natureza. Isso, sim, Deus julgará.

Encha seu coração com o Espírito, com ricas doses das Escrituras, de louvores e gratidão a Deus, com seus pensamentos nas coisas lá do alto (Efé 5:18-19 e Col 3:2). Com certeza, suas palavras serão ricas em bênçãos e abençoadas por Deus.

Oração: Pai Santo, obrigado por ignorar minhas muitas ignorâncias. Purifique o meu coração e transforme o meu caráter para que eu possa ser uma pessoa segundo o coração do Senhor.

Que eu possa ser sempre um aliado do Senhor naquilo que faço e naquilo que eu falo. Em nome de Jesus eu declaro este desejo de coração. Amém.

Veja a imagem especial:

Mateus 12:37

Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006-2022, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.

Assine o Devocional
Jesus Disse

365 dias nas palavras de Jesus.
É gratuito! Insira seu Email aqui:

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a utilização de cookies.