Então perguntou Jesus: “Vocês entenderam todas essas coisas?” “Sim”, responderam eles. Mateus 13:51

Pensamento: A palavra traduzida como “compreender” ou “entender” é um termo chave neste capítulo. Em vv. 13-15 é o que separa os discípulos do povo que ouve, mas que não pratica. É o que separa as pessoas representadas pelo primeiro e o último solo (vv. 19 e 23).

Ambas escutam, mas apenas uma entende. Agora Jesus precisa saber – vocês entenderam? É bom saber explicar vários ensinamentos, ou ter o conhecimento das línguas originais para fazer uma exegese exemplar.

Pode ser útil saber defender certas posições doutrinárias com vigor. Há pessoas que conseguem fazer estas coisas, mas pelo seu comportamento e atitudes revelam que não compreendem o que Jesus ensinou sobre o caráter do Reino.

Entender Jesus exige nosso esforço, pois as nossas mentes não se inclinam naturalmente à orientação do Espírito. Por isso é necessário algo mais. Precisamos rogar a Deus para que Ele nos dê a compreensão que precisamos.

Quando você abrir sua Bíblia, peça a Deus uma mente aberta para aprender. Quando você escutar uma pregação ou aula, ou ler um estudo, ore a Deus para compreender o que Ele está querendo lhe dizer. Deus dará sabedoria a quem pedir (Tiago 1:5). Mas, não se esqueça de pedir.

Oração: Santo Deus, a minha mente precisa tanto da ajuda do Senhor. Peço que o Senhor me conceda a orientação que preciso para compreender e viver o que o Senhor está me ensinando. Que a Palavra do Senhor possa se tornar viva em mim para a honra e glória de Jesus. Em seu nome eu oro e agradeço. Amém.

Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006-2022, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.

Assine o Devocional
Jesus Disse

365 dias nas palavras de Jesus.
É gratuito! Insira seu Email aqui:

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a utilização de cookies.