28 Outubro    



 

Tendo terminado de contar essas parábolas, Jesus saiu dali. Chegando à sua cidade, começou a ensinar o povo na sinagoga. Todos ficaram admirados e perguntavam: “De onde lhe vêm esta sabedoria e estes poderes miraculosos? Não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria, e não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? Não estão conosco todas as suas irmãs? De onde, pois, ele obteve todas essas coisas?” E ficavam escandalizados por causa dele. Mas Jesus lhes disse: “Só em sua própria terra e em sua própria casa é que um profeta não tem honra”. E não realizou muitos milagres ali, por causa da incredulidade deles.

Mateus 13:53-58

Pensamento: Foi sobre exatamente este tipo de reação que Jesus falou antes quando lamentou pelas pessoas que vendo, não vêem, e que ouvindo, não ouvem (Mt 13:13-15). Elas viam Jesus, mas só enxergavam o filho do carpinteiro. Elas ouviram o Senhor, mas só entenderam seu próprio espanto com o irmão de Tiago falando assim. Embora Jesus muito quisesse curá-las, ele não podia por causa da incredulidade do povo que não conseguia enxergar quem ele era e o que ele estava dizendo. Ai de nós se cairmos na mesma contradição quando Jesus fala conosco. Quando você lê a Bíblia, ela fala para você hoje, onde você está? Ela abre uma luz sobre os eventos e relacionamentos do seu dia a dia? Ou ela só ecoa aquilo que você ouve há anos e anos? Ela só confirma o que você já sabia? Você mesmo deve saber melhor do que ninguém, se está ouvindo Deus falando hoje, agora, para você. Ou não. Você está ouvindo?

Oração: Pai, eu peço perdão pela minha soberba. Eu peço paciência com a minha dificuldade de enxergar e ouvir Jesus quando ele fala comigo. Eu sei que preciso melhorar e conto com a ajuda do Senhor para que eu possa realmente ver, ouvir e entender Jesus sempre que ele falar comigo. Não desista de mim, por favor. Fale comigo, Pai. E ajude-me a ouvir. Em nome de Jesus eu oro. Amém. || Veja a imagem especial: http://www.iluminalma.com/img/il_mateus13_57.html

Dennis Downing é o autor do devocional diário "Jesus disse...",
Copyright © 2006-2008, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional (Nda Sociedade Bíblica Internacional (www.sbibrasil.org.br), salvo indicação em coário.