“Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos”.

“Quais?”, perguntou ele. Jesus respondeu: “ ‘Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho,

honra teu pai e tua mãe e ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’”.

Mateus 19:17-19

Pensamento: Algumas pessoas pensam que sua salvação é alcançada através da obediência a certos mandamentos ou proibições. Outros veem o entendimento correto de determinadas doutrinas como a chave para a vida eterna. Ambos destes pensamentos dão no mesmo beco sem saída – legalismo.

Ninguém consegue obedecer tudo ou entender tudo perfeitamente. Devemos tentar, dentro das nossas condições, sempre entender e obedecer tudo que Deus espera de nós. Mas, ninguém consegue. Alguns têm mais força de vontade. Outros têm mais inteligência, enquanto outros tem uma maior proporção de fé ou de humildade.

Alguém consegue acertar em tudo? Não. Por isso ninguém será salvo baseado no seu performance. Somos salvos não por aquilo que nós fazemos, mas, por aquilo que Jesus fez por nós. Quando o jovem rico perguntou “Quais” mandamentos ele precisava obedecer ele revelou o desfiladeiro do legalismo – ninguém consegue acertar em tudo.

Ninguém consegue obedecer tudo ou entender tudo perfeitamente. Sempre haverá uma margem de erro. Daí começamos a fazer distinção entre alguns mandamentos e outros, algumas doutrinas e outras.

Na verdade, a única coisa que falta em muitas pessoas é entregar tudo a Jesus e confiar na perfeição e no entendimento Dele. Deus já disse que o que Jesus fez foi o suficiente. Basta a nós agora confiar naquilo que Jesus fez e seguir adiante. O resto é com Jesus.

Oração: Querido Pai, que bom que o Senhor nos deu Jesus! Ele fez tudo, cumpriu tudo e realizou tudo. Eu quero segui-lo e imitá-lo todos os meus dias. Sei que nunca conseguirei por completo. Mas, vou fazer o que posso, confiante que estou coberto com a sua maravilhosa graça. Pela força de Jesus oramos e agradecemos. Amém.

Mateus 19:17

Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006-2022, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.

Assine o Devocional
Jesus Disse

365 dias nas palavras de Jesus.
É gratuito! Insira seu Email aqui:

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a utilização de cookies.