Jesus entrou em Jericó, e atravessava a cidade. Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos. Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão. Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali.

Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: “Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje”. Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria. Todo o povo viu isso e começou a se queixar: “Ele se hospedou na casa de um ‘pecador’ ”. Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: “Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais”.

Jesus lhe disse: “Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão. Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”. Lucas 19:1-10

Pensamento: Dizem que o inventor Thomas Edison passou por uma tragédia em Dezembro de 1914. Sua fábrica estava trabalhando a todo vapor, tornando suas maravilhosas invenções em realidade. De repente, numa noite, a fábrica pegou fogo e tudo se perdeu no incêndio. O filho de Edison, Charles, contou que, no dia seguinte seu pai o surpreendeu com estas palavras: “Há valor em desastre. Todos os nossos erros foram eliminados nas chamas. Graças a Deus, podemos começar de novo”.

Você já perdeu tudo, ou pelo menos aquilo que parecia tudo? Pode ser seu emprego, seu casamento, ou alguém que você amava muito. Há momentos quando podemos pensar que a vida acabou. Pode ser que, na verdade, está prestes a finalmente começar. Certamente, no dia em que Zaqueu conheceu Jesus ele perdeu muita coisa – metade do seu dinheiro, colegas de profissão, quem sabe até seu posto como chefe dos publicanos. Mas, ele ganhou em troca algo infinitamente melhor – Jesus como amigo.

A salvação foi um grande ganho. Ter seus pecados perdoados não tem preço. Mas, o que realmente mudou a vida de Zaqueu foi encontrar em Jesus um amigo. Se você tiver Jesus como amigo, você tem e terá tudo que você precisa e muito mais do que imaginava. Será que tem alguém que você conhece que ainda não é amigo de Jesus?

Oração: Graciosos Salvador, como seu amor pelos perdidos nos comove. Bastava a determinação do Senhor em me salvar! Mas, eu sei que o Senhor está buscando todos os meus familiares, amigos e colegas. Que o grande amor de Jesus possa crescer em mim para que outros se tornem amigos Dele também através da minha vida. Obrigado, Senhor, por tão grande privilégio. Em nome do Rei eu oro e agradeço. Amém.

Lucas 19:10

Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006-2023, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.

Assine o Devocional
Jesus Disse

365 dias nas palavras de Jesus.
É gratuito! Insira seu Email aqui:

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a utilização de cookies.