Então Jesus passou a contar ao povo esta parábola: “Certo homem plantou uma vinha, arrendou-a a alguns lavradores e ausentou-se por longo tempo. Na época da colheita, ele enviou um servo aos lavradores, para que lhe entregassem parte do fruto da vinha. Mas os lavradores o espancaram e o mandaram embora de mãos vazias.

Ele mandou outro servo, mas a esse também espancaram e o trataram de maneira humilhante, mandando-o embora de mãos vazias. Enviou ainda um terceiro, e eles o feriram e o expulsaram da vinha. “Então o proprietário da vinha disse: ‘Que farei? Mandarei meu filho amado; quem sabe o respeitarão’. “Mas quando os lavradores o viram, combinaram entre si dizendo: ‘Este é o herdeiro. Vamos matá-lo, e a herança será nossa’.

Assim, lançaram-no fora da vinha e o mataram. “O que lhes fará então o dono da vinha? Virá, matará aqueles lavradores e dará a vinha a outros”.Quando o povo ouviu isso, disse: “Que isso nunca aconteça!” Lucas 20:9-16

Pensamento: Tem alguma pessoa na sua vida que é difícil de amar? Você tem que conviver com ela todos os dias, ou já conseguiu organizar sua vida de modo que não precisa mais lidar com ela? Às vezes é um colega de trabalho ou vizinho. Às vezes é um irmão na fé ou um parente, talvez bem próximo. Aí é que dói mais. Sempre chega aquela hora em que dá vontade de evitar ou de fingir que está lá ainda quando já desistiu.

A coisa mais estranha nesta parábola é a reação do dono da vinha. Diante do aumento sucessivo da maldade dos lavradores, o senhor foi aumentando seu esforço para ganhá-los. O dia da decisão chegou. Mas, até aquele dia, o dono, que representa O DONO de todos nós, continuou tentando, tentando, tentando.

Há um alerta nesta mensagem para lavradores maus. Mas, há outra lição para os bons lavradores – o melhor do fruto do Reino só é colhido plantando o que há de melhor em nós, mesmo que haja perdas. Será que desistimos quando o Senhor queria tentar mais uma vez? E quantas vezes ele tentou conosco?

Oração: Misericordioso Senhor, onde eu estaria se o Senhor tivesse desistido de mim quando eu quis desistir de Jesus? Ajude-me a perseverar enquanto o Senhor tiver esperança, mesmo para com aqueles que fizeram mal a mim. Eu preciso da ajuda do Senhor especialmente com eles. Perdoe-me e ajude-me, Pai. Obrigado por mais uma vez não desistir de mim. Em nome de Jesus eu oro. Amém.

João 15:5

Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006-2023, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.

Assine o Devocional
Jesus Disse

365 dias nas palavras de Jesus.
É gratuito! Insira seu Email aqui:

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a utilização de cookies.