Então, prendendo-o, levaram-no para a casa do sumo sacerdote. Pedro os seguia à distância. Mas, quando acenderam um fogo no meio do pátio e se sentaram ao redor dele, Pedro sentou-se com eles. Uma criada o viu sentado ali à luz do fogo. Olhou fixamente para ele e disse: “Este homem estava com ele”. Mas ele negou: “Mulher, não o conheço”.

Pouco depois, um homem o viu e disse: “Você também é um deles”.“Homem, não sou!”, respondeu Pedro. Cerca de uma hora mais tarde, outro afirmou: “Certamente este homem estava com ele, pois é galileu”. Pedro respondeu: “Homem, não sei do que você está falando!”

Falava ele ainda, quando o galo cantou. O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito: “Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes”. Saindo dali, chorou amargamente. Lucas 22:54-62

Pensamento: Pedro segue Jesus “à distância”. Uma distância confortável e segura. Perto o suficiente para ainda se sentir justo. Longe o bastante para evitar o perigo. Perto da fogueira, e tão longe da Luz. Três pessoas olham para Pedro. Três memórias boas. Todos o viram com Jesus. Todos lembram quem ele é. Mas, Pedro mesmo não consegue lembrar.

Todo mundo vê o que Pedro não consegue enxergar e lembra o que ele não consegue lembrar. Já teve dificuldade de lembrar quem você é? Já não consegue enxergar quem você virou? É por isso que é mais fácil seguir Jesus “à distância”.

Quando chegamos perto dEle não tem mais como fugir ou fingir. É por isso mesmo que precisamos a cada dia, a cada hora chegar mais e mais perto de Jesus. Vai levá-Lo hoje por onde for que você andar? Está pronto para dizer a todos que você é mesmo um discípulo dEle?

Oração: Nosso Deus e Pai, como temos feito seu Filho sofrer. Nenhum de nós merece uma segunda chance e muito menos tantas e tantas outras que o Senhor nos deu. Tudo por causa de Jesus. Ajude-nos a assumir quem nós somos hoje, por causa de quem Ele é para sempre. Em nome de Jesus oramos e agradecemos. Amém.

Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006-2023, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.

Assine o Devocional
Jesus Disse

365 dias nas palavras de Jesus.
É gratuito! Insira seu Email aqui:

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a utilização de cookies.