22 Setembro    



 

Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me."

Lucas 9:23

Pensamento: Por mais duro que possa parecer, o que Jesus fala aqui é para "todos". Imagine que você está em pé numa esquina em Jerusalém no primeiro século. Um homem carregando uma cruz passa na sua frente escoltado por soldados Romanos. O que vai acontecer com aquele homem? Amanhã, o que vai restar da vida dele? Ele está indo para a morte. Nos dias de Jesus, a cruz não era um instrumento de tortura, embora as pessoas crucificadas sofressem muito. Era um instrumento de morte. Tomar a cruz significa que concordamos com Jesus que o nosso velho homem tem que morrer. Tomar a cruz não é agüentar uma enfermidade ou fardo da vida. Você não escolhe ser doente. Você não decide casar com uma pessoa que vai lhe trair. Essas coisas não constituem a cruz que somos chamados a tomar. Tomar a cruz é um ato voluntário de desistir de tudo que é desta vida. O que isso vai significar será diferente para cada um. A cruz era um meio de morte individual e pessoal. Deus revelará o que tem que morrer dentro de cada um. A escolha do tipo de cruz, qual o peso ou onde vai doer não é nossa. Deus é que determina isso. E ainda bem. Dá para imaginar como seriam as nossas cruzes, se cada um pudesse escolher? Mas, podemos ter confiança - Deus não nos deixará enfrentar nada para o qual ele não nos preparou antes. Confie nEle. Tome sua cruz. E siga Jesus. Ele conhece muito bem o caminho. Ele foi lá antes para chegar até você.

Oração: Amoroso Pai, acredito que nenhum de nós sente uma vocação para sofrer. Mas sabemos que vamos sofrer para nos livrar dos hábitos, atitudes e desejos que nos prendem a esta vida. Confiamos, no entanto, que Cristo não morreu para nos salvar somente para uma vida de sofrimento. Com ele vem a vida abundante e a força espiritual que a simples presença dele nos traz. Obrigado por nos dar Jesus não só à nossa frente para seguir, mas, aqui ao nosso lado para nos acompanhar. Em nome de Jesus oramos e agradecemos. Amém. || Não perca a imagem especial de hoje! http://www.iluminalma.com/img/il_mateus16_24.html

Dennis Downing é o autor do devocional diário "Jesus disse...",
Copyright © 2006-2009, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional (Nda Sociedade Bíblica Internacional (www.sbibrasil.org.br), salvo indicação em coário.