Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e os levou a um alto monte, onde ficaram a sós. Ali ele foi transfigurado diante deles. Suas roupas se tornaram brancas, de um branco resplandecente, como nenhum lavandeiro no mundo seria capaz de branqueá-las. E apareceram diante deles Elias e Moisés, os quais conversavam com Jesus.

Então Pedro disse a Jesus: “Mestre, é bom estarmos aqui. Façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias”. Ele não sabia o que dizer, pois estavam apavorados. A seguir apareceu uma nuvem e os envolveu, e dela saiu uma voz, que disse: “Este é o meu Filho amado. Ouçam-no!” Repentinamente, quando olharam ao redor, não viram mais ninguém, a não ser Jesus.

Enquanto desciam do monte, Jesus lhes ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do homem tivesse ressuscitado dos mortos. Eles guardaram o assunto apenas entre si, discutindo o que significaria “ressuscitar dos mortos”. E lhe perguntaram: “Por que os mestres da lei dizem que é necessário que Elias venha primeiro?”

Jesus respondeu: “De fato, Elias vem primeiro e restaura todas as coisas. Então, por que está escrito que é necessário que o Filho do homem sofra muito e seja rejeitado com desprezo? Mas eu lhes digo: Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, como está escrito a seu respeito”. Marcos 9:2-13

Pensamento: Malaquias havia profetizado que antes que o Messias viesse, o famoso profeta Elias voltaria para preparar o caminho (Ml 4:5-6). O Elias que Deus enviou, no entanto, não foi um homem reencarnado ou ressuscitado. Foi João Batista (Mt 17:13), que desempenhou um papel semelhante ao de Elias e assim cumpriu a profecia.

Fazia parte da profecia que este servo de Deus seria perseguido e rejeitado, bem como o próprio Messias. Tudo isso Jesus confirmou. Será que alguma coisa que nós sofremos ou perdemos no serviço ao Senhor hoje está fora do controle de Deus? É um sinal do triunfo de Satanás? Deus perdeu o comando do universo? Às vezes pela nossa ansiedade parece que pensamos assim.

Deus estava tanto no controle das coisas que anunciou antecipadamente todo o sofrimento que Jesus e João passariam. Está sofrendo ou passando por dificuldades? É por causa do seu serviço a Jesus? Confie nEle. Às vezes é melhor não saber o que nos aguarda no futuro. Mas, uma coisa sabemos — o futuro pertence ao Senhor. E aqueles que a Ele pertencem têm seu futuro garantido. Seja como Jesus, confie em seu Pai.

Oração: Todo Poderoso Deus, nada lhe surpreende e nada abala os planos do Senhor. O Senhor conhece todas as armadilhas e ciladas do inimigo e nada pode nos tirar da mão de Jesus, a não ser a nossa própria falta de fé. Como alguém já orou, não nos deixe viver além da nossa fé em Jesus. Em nome do nosso Senhor e Salvador oramos. Amém.

Mateus 17:5

Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006–2023, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.

Assine o Devocional
Jesus Disse

365 dias nas palavras de Jesus.
É gratuito! Insira seu Email aqui:

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a utilização de cookies.