1 Novembro    



 

Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!” Respondeu o Senhor: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”

Lucas 10:38-42

Pensamento: Da mesma forma que a parábola do bom samaritano ilustrou como amar o próximo, o encontro com Marta e Maria ilumina o que significa amar a Deus acima de todas as coisas. A idéia de escolher qual das duas irmãs estava fazendo o que era mais importante não partiu de Jesus - foi de Marta. Tudo indica que Jesus teria ficado contente em deixar as duas irmãs cumprirem seus respectivos papéis. Ao pedir que ele mandasse Maria ajudá-la, Marta o levou a fazer a famosa comparação. Talvez há uma lição aqui sobre qualquer comparação entre dons, serviços e ministérios. O que incomodava mais a Marta - o que Maria não estava fazendo, ou, o que havia ficado para a própria Marta fazer? Você já sofreu essa tentação? De qualquer forma, não podemos concluir que Jesus estava com isso elevando a vida devocional e rebaixando o serviço manual. Há situações em que a melhor parte é servir (como havia feito o bom samaritano), e há outras em que a melhor parte é sentar e ouvir (como havia feito Maria). E haverão momentos em que alguns vão servir para que outros possam ouvir. Seja qual for a parte que nos cabe no momento, se podemos fazê-la contentes e serenos, certamente o Senhor há de ficar feliz conosco.

Oração: Gracioso Senhor, obrigado por ilustrar para nós de forma tão bela e persuasiva o que é amar ao Senhor e ao nosso próximo. Vamos precisar de muita fé e sabedoria para colocar estas lições em prática. Mas, já ficamos encorajados, sabendo quão paciente o Senhor é, e sabendo também que há uma parte planejada justamente para nós nesta maravilhosa obra chamada o Reino dos Céus. Em Cristo Jesus oramos. Amém. || Não perca a mensagem especial para Finados: http://www.hermeneutica.com/mensagens/finados.html

Dennis Downing é o autor do devocional diário "Jesus disse...",
Copyright © 2006-2009, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional (Nda Sociedade Bíblica Internacional (www.sbibrasil.org.br), salvo indicação em coário.