Certo sábado, entrando Jesus para comer na casa de um fariseu importante, observavam-no atentamente. À frente dele estava um homem doente, com o corpo inchado. Jesus perguntou aos fariseus e aos peritos na lei: “É permitido ou não curar no sábado?” Mas eles ficaram em silêncio. Assim, tomando o homem pela mão, Jesus o curou e o mandou embora. Então ele lhes perguntou: “Se um de vocês tiver um filho ou um boi, e este cair num poço no dia de sábado, não irá tirá-lo imediatamente?” E eles nada puderam responder. Lucas 14:1-6

Pensamento: Jesus podia ser achado tanto na casa de um publicano quanto na de um fariseu. Ele não precisava evitar um grupo para manter comunhão com o outro. Jesus buscava se relacionar com homens de todas as qualidades, porque o Pai de todos eles ainda os procurava. No entanto, estes mesmos homens só procuravam meios para derrubar Jesus.

Como será que ele se sentiu com isso? Será que temos feito a mesma coisa com outros? Será que temos “observado atentamente” outros, só para flagrar seus erros e falhas? Jesus sabia que esses homens estavam sedentos por uma discussão teológica. Mas, a prioridade de Jesus era o homem doente. Jesus o curou e logo o mandou embora.

Por quê? Provavelmente para que ele não fosse constrangido pela discussão a seguir. A culpa não era dele. E como foi que Jesus tratou seus inimigos? Ele lhes deu a oportunidade de falar. Quando não quiseram se expor, ele os ensinou com paciência e não se exaltou. Cordialidade, paciência, em fim — amor. Jesus foi assim. É só isso que ele espera de nós, até para com nossos piores inimigos.

Oração: Deus todo poderoso, eu me sinto às vezes tão fraco diante das minhas próprias atitudes. É tão difícil amar meus inimigos. Eu não sou como Jesus. Mas, eu quero ser. E pela graça do Senhor eu pretendo chegar lá. Eu sinto que preciso de muito mais. Mas, confio que uma coisa me basta – a graça do Senhor. Não me largue, Senhor, enquanto eu não largar o velho eu. Pela força que vem de Jesus, do Espírito Santo e de meu amoroso Pai eu agradeço. Em nome do Senhor, amém.

Copyright © 2006–2023, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.

Assine o Devocional
Jesus Disse

365 dias nas palavras de Jesus.
É gratuito! Insira seu Email aqui:

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a utilização de cookies.