Certo sábado, entrando Jesus para comer na casa de um fariseu importante, observavam-no atentamente. À frente dele estava um homem doente, com o corpo inchado. Jesus perguntou aos fariseus e aos peritos na lei: “É permitido ou não curar no sábado?” Mas eles ficaram em silêncio. Assim, tomando o homem pela mão, Jesus o curou e o mandou embora. Então ele lhes perguntou: “Se um de vocês tiver um filho ou um boi, e este cair num poço no dia de sábado, não irá tirá-lo imediatamente?” E eles nada puderam responder. Lucas 14:1-6
Pensamento: Jesus podia ser achado tanto na casa de um publicano quanto na de um fariseu. Ele não precisava evitar um grupo para manter comunhão com o outro. Jesus buscava se relacionar com homens de todas as qualidades, porque o Pai de todos eles ainda os procurava. No entanto, estes mesmos homens só procuravam meios para derrubar Jesus.
Como será que ele se sentiu com isso? Será que temos feito a mesma coisa com outros? Será que temos “observado atentamente” outros, só para flagrar seus erros e falhas? Jesus sabia que esses homens estavam sedentos por uma discussão teológica. Mas a prioridade de Jesus era o homem doente. Jesus o curou e logo o mandou embora.
Por quê? Provavelmente para que ele não fosse constrangido pela discussão a seguir. A culpa não era dele. E como foi que Jesus tratou seus inimigos? Ele lhes deu a oportunidade de falar. Quando não quiseram se expor, ele os ensinou com paciência e não se exaltou. Cordialidade, paciência, enfim — amor. Jesus foi assim. É só isso que ele espera de nós, até para com nossos piores inimigos.
Oração: Deus todo poderoso, eu me sinto às vezes tão fraco diante das minhas próprias atitudes. É tão difícil amar meus inimigos. Eu não sou como Jesus. Mas, eu quero ser. E, pela graça do Senhor, pretendo chegar lá. Sinto que preciso de muito mais. Mas, confio que uma coisa me basta — a graça do Senhor. Não me largue, Senhor, enquanto eu não largar o velho eu. Pela força que vem de Jesus, do Espírito Santo e de meu amoroso Pai, eu agradeço. Em nome do Senhor, amém.
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006–2025, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.