Um Livro Muito Peculiar

de Max Lucado

Qual o propósito da Bíblia?
Deixe a própria Bíblia responder a esta pergunta.
“Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.” (2 Timóteo 3:15)

O propósito da Bíblia? Salvação. A paixão suprema de Deus é de levar os seus filhos para casa. Seu livro, a Bíblia, descreve seu plano de salvação. O propósito da Bíblia é de proclamar o plano e a paixão de Deus para salvar os seus filhos.

É por esta razão que este livro tem sobrevivido os séculos. Ele ousa encarar as dúvidas mais difíceis da vida: Para onde eu vou depois de morrer? Será que há um Deus? O que é que faço com os meus medos? A Bíblia oferece respostas a estas questões cruciais. É o mapa do tesouro que nos conduz ao tesouro supremo de Deus, a vida eterna.

Mas, como é que usamos a Bíblia? Incontáveis exemplares da Bíblia ficam sem serem lidos em estantes e cabeceiras simplesmente porque as pessoas não sabem como ler a Bíblia. O que é que podemos fazer para tornar a Bíblia mais real em nossas vidas?

A resposta mais clara se encontra nas palavras de Jesus.
“Peçam, Ele prometeu, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.” (Mateus 7:7).

O primeiro passo para entender a Bíblia é de pedir ajuda a Deus. Devemos ler em espírito de oração. Se alguém entender a Palavra de Deus é por causa de Deus e não do leitor.

“Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.” (João 14:26)

Antes de ler a Bíblia, ore. Convide Deus a falar com você. Não vá à Escritura procurando a sua ideia – vá à procura da ideia dEle.

Não só devemos ler a Bíblia em espírito de oração, devemos ler ela com cuidado. “Busquem, e encontrarão”, é a promessa. A Bíblia não é um jornal para uma leve leitura, mas uma mina a ser cavada. “Se procura a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido, então você entenderá o que é temer o Senhor e achará o conhecimento de Deus.” (Prov. 2:4-5)

Qualquer coisa de valor exige um esforço. A Bíblia não é exceção a esta regra. Para entender a Bíblia você não precisa ser brilhante, mas você precisa estar disposto a arregaçar as mangas e buscar.

Teremos Parte 2 de “Um Livro Muito Peculiar” na semana que vem. Enquanto isso, você pode começar uma leitura da Bíblia em um ano seguindo os planos de leitura no site da Hermeneutica.
Veja também “A Palavra de Deus”.


Veja também Ilustrações sobre a Bíblia e
Ilustrações sobre a Vontade de Deus


Copyright © 1994 Max Lucado. Todos os direitos reservados.

15/01/15