“Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno.” Mateus 10:28
Pensamento: O dicionário Houaiss apresenta mais de cento e trinta substantivos terminando em “fobia”, a maioria referentes a diferentes tipos de medo ou aversão. “Uiofobia” é a aversão aos próprios filhos. “Querofobia” é o horror à alegria. “Teofobia” é definido como “horror a Deus” e “eclesiofobia” é aversão a igrejas.
Algumas fobias são mais conhecidas como “claustrofobia”, o medo de lugares fechados, e “hidrofobia”, o temor de líquidos. Como Robert G. Lee observou, infelizmente, muitas pessoas aprenderam a temer coisas que não devem temer, mas nunca aprenderam a temer a Deus. Muitos temem o que os homens podem fazer, mas não o que Deus fará no dia do julgamento aos que não creram e nem se arrependeram.
Em pleno século XXI, alguns Cristãos ainda enfrentam oposição e até perseguição por causa da sua fé em Deus. Seguir Jesus pode custar amigos, família, emprego ou até a vida para alguns. Entretanto, quem devemos temer mais — homens ou Deus? Pedro chegou a temer homens, a ponto de negar veementemente que conhecia a Jesus. Porém, pela graça de Deus e pelo poder da fé, o simples pescador se arrependeu a ponto de proclamar Jesus diante das ameaças das maiores autoridades do país.
Vale lembrar as palavras dele: “Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.” (Atos 5:29) Pelo nosso temor ao Senhor podemos ajudar outros a escaparem do terror eterno. Talvez o oposto do medo não seja a coragem, e sim, a fé naquele que é maior do que tudo que nós tememos aqui. Se escolhermos, como Pedro, temer somente a Deus — não há mais nada que temer. Ouça as palavras do Senhor — tema somente a Deus e confie em Jesus.
Oração: Meu Senhor, dou-lhe graças porque não enfrento nenhuma ameaça à minha vida por causa do Evangelho. Mas sei que a vida eterna, minha e de muitos outros, depende justamente de eu ter o devido temor ao Senhor e a coragem para proclamá-Lo diante dos homens. Ajude-me a ter ambos. Em nome de Jesus eu oro. Amém.
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006–2024, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.