“Respondeu Jesus: ‘E por que vocês transgridem o mandamento de Deus por causa da tradição de vocês?

Pois Deus disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’ e ‘Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe terá que ser executado’.

Mas vocês afirmam que se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: ‘Qualquer ajuda que vocês poderiam receber de mim é uma oferta dedicada a Deus’,

ele não está mais obrigado a ‘honrar seu pai’ dessa forma. Assim, por causa da sua tradição, vocês anulam a palavra de Deus.'”

Mateus 15:3-6

Pensamento: Os líderes religiosos conheciam os mandamentos (a Palavra de Deus) intimamente. Mas não conheciam o seu autor. Como muitas pessoas zelosas, na sua diligência de aplicar uma parte da lei (sobre votos e coisas dedicadas ao Senhor), eles acabaram anulando outra parte (sobre a honra e o cuidado dos pais).

Às vezes, pode ser difícil seguir duas partes diferentes da Palavra de Deus. Quando isso ocorre, Deus dá prioridade às necessidades legítimas de pessoas. Precisamos aprender a distinguir entre as coisas mais importantes e menos importantes, entre aquilo que para Deus tem prioridade e o que é secundário.

Você já parou para pensar sobre o que é mais importante para Deus? Leia Mt 12:1-14; 22:36-40; 23:23. Adquira o hábito de ler diariamente a palavra de Deus, de meditar no que ela diz e de buscar aplicá-la primeiro à sua vida e depois aos outros ao seu redor.

Oração: Meu Senhor, eu quero ter as mesmas prioridades que o Senhor. Eu peço que o Senhor me conceda uma visão madura para poder separar o que é mais e o que é menos importante. Guarde-me contra a minha tendência de valorizar mais coisas e ideias do que pessoas. Em nome de Jesus eu oro. Amém.

Veja a imagem especial:

Mateus 15:6

Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006-2022, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.

Assine o Devocional
Jesus Disse

365 dias nas palavras de Jesus.
É gratuito! Insira seu Email aqui:

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a utilização de cookies.