Perguntaram eles: “Então, por que Moisés mandou dar uma certidão de divórcio à mulher e mandá-la embora?”
Jesus respondeu: “Moisés permitiu que vocês se divorciassem de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio.
Eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério”.
Mateus 19:7-9
Pensamento: Os fariseus sutilmente deram a entender que Moisés instituiu o divórcio. Mas Jesus esclarece que o divórcio foi uma concessão necessitada pela dureza de coração do homem. O que Moisés “permitiu” foi para proteger as mulheres contra atitudes e ações levianas.
Porém isso só ocorreu porque os homens recusaram seguir o plano original de Deus. Por isso Jesus lembrou que “não foi assim desde o princípio”. O abandono do lar, a violência doméstica e o abuso sexual de crianças são exemplos de dureza de coração, como também é a cobiça por uma esposa mais nova e bonita.
Diversos tratados e até livros inteiros escritos por estudiosos Cristãos ao longo dos séculos ainda não levaram a um consenso sobre o que é ou não é permitido na famosa cláusula de “exceção” de Mt. 19:9. Entretanto, no dia do juízo os exegetas, pastores e professores responderão a Deus pelos seus ensinos, e serão julgados pelas consequências daqueles ensinos nas vidas dos filhos de Deus.
Mas, cada um de nós responderá também, independente do que a sociedade ou os “mestres” disseram. Deus, que conhece os desígnios de cada coração, julgará a cada um baseado, não naquilo que os homens dizem, mas no que está escrito na sua Palavra (João 12:48). Que sejamos atentos à Palavra de Deus e que ela seja a palavra final para nós.
Oração: Amado Pai, o Senhor não quer que nenhum dos seus filhos pereça. Este assunto parece tão complicado para nós porque envolve fortes sentimentos e emoções. Dê a todos nós que lidamos com esta questão, um amor acima de tudo e todos por Jesus e pela sua Palavra.
Abençoe, Pai, especialmente os homens e mulheres que têm sofrido em seus casamentos e que são atormentados por dúvidas sobre essa questão. Dê sabedoria e discernimento a eles. E tenha compaixão de todos nós. Em nome de Jesus oramos. Amém.
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006-2022, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.