“Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não matarás’, e ‘quem matar estará sujeito a julgamento’.” Mateus 5:21
Pensamento: Quando Jesus disse “ouviram o que foi dito” cinco vezes nos versículos seguintes, ele não estava se referindo àquilo que foi revelado na Palavra de Deus, mas às interpretações dos homens.
Na verdade, a frase “ouviram o que foi dito…” seria melhor traduzida “entenderam o que foi dito…”. O que Jesus vai corrigir não é a lei de Moisés, mas as interpretações e a bagagem cultural do povo que tomou a revelação de Deus e lhe deu um significado particular.
Daí passaram a ensinar que o que Deus ‘realmente’ quis dizer era sua interpretação. Como Jesus acabara de afirmar, ele respeita e se submete por inteiro às Escrituras. Ele jamais mudaria uma letra ou marca de pontuação. Ele veio dar o sentido verdadeiro àquelas palavras para que os homens pudessem entender o que Deus realmente quis dizer.
Notaremos que o significado que Jesus revela nestes exemplos é muito mais ligado à intenção e o caráter da pessoa, ou seja, ao coração. Não é que obediência externa não importa. As palavras e atitudes contam. Porém, a mudança tem que começar dentro de nós.
O local da divisória entre a hipocrisia e uma vida realmente entregue a Deus é o coração. É para lá que Jesus levará a atenção dos seus discípulos nas aplicações que seguem.
Oração: Pai santo, as palavras do Senhor são sagradas para mim. Quero ouvi-las como o sentido que o Senhor originalmente entendeu. Ajude-me a deixar para trás tradições e pensamentos particulares e a ouvir somente a voz do Espírito falando comigo. Em nome de Jesus eu peço. Amém.
Veja uma imagem em alta resolução com versões para tablet/celular e computador, respectivamente:
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006-2022, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional (NVI) da Sociedade Bíblica Internacional (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.