“Entre em acordo depressa com seu adversário que pretende levá-lo ao tribunal. Faça isso enquanto ainda estiver com ele a caminho, pois, caso contrário, ele poderá entregá-lo ao juiz, e o juiz ao guarda, e você poderá ser jogado na prisão. Eu lhe garanto que você não sairá de lá enquanto não pagar o último centavo.” Mateus 5:25-26
Pensamento: O ensino anterior (vv.23–24) focalizou conflitos entre Cristãos. Estas palavras tratam mais do Cristão com não-Cristão. Discípulos, que têm fome e sede de justiça, buscam o que é justo para os outros, mas também para si mesmos. Ninguém quer que o outro “passe a perna” nele.
Por isso, resistimos acordos em que um adversário pode estar tirando vantagem. O perigo é que esta “sede” pelo que é justo pode nos levar a não entrar num acordo ou conciliar uma situação de conflito que pode se tornar muito pior depois. Geralmente, quanto antes resolvemos um conflito, melhor.
Por isso, Jesus ensina urgência na resolução de conflitos, especialmente com adversários do mundo que não têm compromisso com o Senhor. Se somos pacificadores (v. 9) e amamos os nossos inimigos (v. 44), a reconciliação com um adversário é o caminho do Cristo quando houver conflito.
Evidentemente, não podemos admitir qualquer acordo ou conciliação que nos levaria a pecar. Entretanto, é preferível sofrer danos e perdas materiais, do que ganhar uma causa e perder a alma de um adversário (vv. 39–41).
Jesus visa não só o que é mais prudente para o nosso bem agora, mas, para o bem daqueles que hoje vivem como inimigos de Deus. Todos são filhos do mesmo Pai que quer todos de volta para o lar eterno.
Oração: Meu Pai, o Senhor tinha todos os motivos para me condenar para eternidade. Ajude-me a ter a humildade de buscar perdão onde eu devo e de conciliar onde eu preciso. Conceda, por favor, a graça do Senhor aos meus adversários na hora de resolver nossos conflitos. Em nome de Jesus eu oro. Amém.
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006–2024, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.