“Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno. E se a sua mão direita o fizer pecar, corte-a e lance-a fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ir todo ele para o inferno.” Mateus 5:29-30
Pensamento: Aqui é reconhecido pela maioria dos intérpretes que Jesus está usando hipérbole. Ou seja, ele está exagerando para chamar a atenção dos seus ouvintes. Deus não espera que literalmente cortemos mãos ou arranquemos olhos. Se o desejo de cometer adultério nasce na mente (vv. 27–28), cortar uma parte do corpo não vai removê-lo.
O ponto de Jesus é como precisamos ser radicais em tratar o pecado. Há muitas coisas que são convenientes, úteis e até boas como cinema, TV, Internet e passeios na praia. Mas, se estas coisas nos colocam em situações em que acabamos cedendo à tentação, precisamos ser radicais com elas. Está com dúvidas sobre alguma pessoa, alguma situação, algum hábito ou passatempo?
Se estiver com dúvidas, é melhor parar enquanto houver tempo. É possível viver sem TV, sem Internet ou qualquer outra coisa que se torna caminho para a destruição da sua alma. Esta perda agora se compara com a perda da sua vida eterna? Se você não trocaria sua alma por toda a riqueza no mundo inteiro, faz sentido trocá-la por um pouquinho de prazer?
Para aqueles que lutam com tentação na área de pureza, temos uma seção especial de mensagens e recursos no site da Hermenêutica em www.hermeneutica.com/mensagens. Procure a seção “100% Puro” e Deus lhe abençoe na sua luta para ser fiel.
Oração: Pai Santo, por favor, conceda a mim e a todos que leem esta reflexão a radicalidade que precisamos para preservar nossas almas e nossa vida eterna. O que o Senhor já preparou para nós e o sacrifício que Jesus já fez por nós merecem todo nosso esforço. Em nome de Jesus oramos. Amém.
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006–2024, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.