“Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado.” Mateus 5:42
Pensamento: Ao ler uma palavra de Jesus como essa, às vezes somos rápidos para lembrar que Paulo também falou “Se alguém não quer trabalhar, também não coma.” (2 Ts 3:10). Sabemos que não é para dar ou emprestar a pessoas preguiçosas. Mas, há muitas pessoas que não conseguem trabalho por vários motivos que não são preguiça. Jesus não quer que demos dinheiro a um viciado para comprar drogas ou álcool, nem que ajudemos voluntariamente pessoas que irão cometer atos ilegais ou pecaminosos.
É preciso enxergar com Agostinho que Jesus disse “dê a quem lhe pede” e não “dê o que lhe for pedido”. Podemos dar pão a um viciado ou roupa para uma pessoa presa. Podemos compartilhar porções das Escrituras com qualquer pessoa que encontramos. A esperança, a semente do Evangelho, ou uma palavra de conforto são “bens” que fazem o bem que podemos compartilhar com todos.
E, quando as circunstâncias permitem e há um pedido legítimo, devemos, sim, dar dinheiro ou pagar contas, ou comprar remédio quando é pedido. Mas dar, sempre podemos, e de acordo com Jesus, sempre devemos. Foi isso que ele fez com seus piores inimigos que não demonstraram um pingo de interesse em fazer o que é certo. Jesus deu a eles também, porque esta é a natureza de Deus. E ele deu a sua vida a nós antes que nós mostrássemos qualquer interesse em receber ou agradecer a maior dádiva que alguém pode receber. Se temos Jesus como modelo, nós também vamos ser generosos em dar e compartilhar.
Oração: Deus todo-poderoso, o Senhor vê o que cada um de nós necessita. Eu quero aprender a dar de mim, dos meus bens, e das bênçãos que o Senhor tem derramado em minha vida. Pela graça do Senhor quero ser, cada dia mais, um vaso de bênçãos para todos ao meu redor. Em nome de Jesus eu oro e agradeço. Amém.
Copyright © 2006–2024, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.