“Ai de vocês, porque edificam os túmulos dos profetas, sendo que foram os seus próprios antepassados que os mataram. Assim vocês dão testemunho de que aprovam o que os seus antepassados fizeram. Eles mataram os profetas, e vocês lhes edificam os túmulos. Por isso, Deus disse em sua sabedoria: ‘Eu lhes mandarei profetas e apóstolos, dos quais eles matarão alguns, e a outros perseguirão’.
Pelo que, esta geração será considerada responsável pelo sangue de todos os profetas, derramado desde o princípio do mundo: desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu lhes digo, esta geração será considerada responsável por tudo isso.” Lucas 11:47-51
Pensamento: As obras destes líderes eram testemunha de quão longe de Deus eles chegaram. Enquanto edificavam e enfeitavam túmulos para os profetas, eles desprezavam a mensagem do próprio Espírito que falou por meio dos profetas. Rejeitaram João Batista, maior de todos os profetas, e perseguiram Jesus, aquele para quem todos os profetas apontaram. Como T.W. Manson observou, “o único profeta que eles honravam era um profeta morto”.
Ninguém mais edifica túmulos para profetas. Mas, muitos ainda insistem em “honrar” Deus de outras formas, construindo grandes templos ou multiplicando ministérios por rádio e televisão. Mas, quem está sendo honrado? Será que é Deus? Quem quer levantar Jesus não precisa subir mais alto. Ao contrário, para elevar Jesus, nós temos que descer — até a enfermaria, até a periferia, até os lugares onde Jesus andou e quer andar hoje.
Quer honrar Jesus hoje? É só fazer o que ele fazia, andar onde ele andou. Não se preocupe, Jesus vai estar lá, bem junto ao seu lado.
Oração: Senhor Deus, como nós nos enganamos! Pensamos que estamos fazendo grandes obras para o Senhor, quando, na verdade, são apenas monumentos para nosso próprio egoísmo. Abra nossos olhos, por favor. Ajude-nos a enxergar aonde é que Jesus quer ir, e o que podemos fazer para realmente honrá-Lo com as nossas vidas. Por amor a Jesus rogamos. Amém.
Copyright © 2006–2023, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.