Ao ouvir isso, um dos que estavam à mesa com Jesus, disse-lhe: “Feliz será aquele que comer no banquete do Reino de Deus”. Jesus respondeu: “Certo homem estava preparando um grande banquete e convidou muitas pessoas. Na hora de começar, enviou seu servo para dizer aos que haviam sido convidados: ‘Venham, pois tudo já está pronto’. “Mas eles começaram, um por um, a apresentar desculpas. O primeiro disse: ‘Acabei de comprar uma propriedade, e preciso ir vê-la. Por favor, desculpe-me’. “Outro disse: ‘Acabei de comprar cinco juntas de bois e estou indo experimentá-las. Por favor, desculpe-me’. “Ainda outro disse: ‘Acabo de me casar, por isso não posso ir’.

“O servo voltou e relatou isso ao seu senhor. Então o dono da casa irou-se e ordenou ao seu servo: ‘Vá rapidamente para as ruas e becos da cidade e traga os pobres, os aleijados, os cegos e os mancos’. “Disse o servo: ‘O que o senhor ordenou foi feito, e ainda há lugar’. “Então o senhor disse ao servo: ‘Vá pelos caminhos e valados e obrigue-os a entrar, para que a minha casa fique cheia. Eu lhes digo: Nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete’ ”. Lucas 14:15-24

Pensamento: Às vezes, parece que vivemos convidando pessoas, não é? Convidamos para o culto dominical, para campanhas e reuniões, para o louvorzão, acampamento e pequeno grupo. Chamamos parentes, amigos, colegas de trabalho. Com os poucos que aceitam não é de se admirar que começamos a ficar desanimados. Com o tempo até deixamos de convidar.

Não é que já convidamos todo mundo que conhecemos, e alguns deles até dizer basta? Sim, justamente. E os que não conhecemos? Vamos ignorar a moça no caixa do supermercado, o rapaz na cadeira da nossa frente na sala de aula, aquele senhor sentado ao lado no ônibus? Deus não quer estas pessoas? Não tem lugar para elas no Reino? É para seus parentes os convidarem? E se nem eles convidam?

Você nunca ouviu falar de alguém que viu um convite no chão ou recebeu “por acaso” um convite na rua e aquele convite foi uma virada em sua vida? O que será que vamos sentir naquele dia sabendo que passamos ao lado de homens e mulheres caminhando em plena escuridão, em direção ao inferno, e nem ao menos os chamamos? Deus quer que sua casa “fique cheia”. Há muitas moradas lá cujos donos ainda não receberam seu convite. Você passará perto de um, quem sabe, ainda hoje. O que fará?

Oração: Senhor, perdoe-me pela minha complacência. Tenho ficado mal-acostumado a passar pelas ruas, parques, paradas e salas da minha cidade calado. Calado. Ajude-me a ver cada pessoa que não responde a meu convite me ajudando a chegar mais perto daqueles que vão. Sei que estão lá, Pai. Ajude-me a encontrá-los e a não desistir de chamar até os encontrar. Sei que estão lá porque o Senhor me enviou para isso. No nome do Jesus eu oro. Amém.

Copyright © 2006–2023, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.

Assine o Devocional
Jesus Disse

365 dias nas palavras de Jesus.
É gratuito! Insira seu Email aqui:

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a utilização de cookies.