“Será que ele agradecerá ao servo por ter feito o que lhe foi ordenado?
Assim também vocês, quando tiverem feito tudo o que lhes for ordenado, devem dizer: ‘Somos servos inúteis; apenas cumprimos o nosso dever’ ”.
Lucas 17:9-10
Pensamento: Enquanto a NVI se refere a “servos inúteis”, outros preferem o sentido de “sem mérito”. O objetivo de Jesus não era de desprezar seus discípulos e sim de lembrá-los que seu valor, bem como sua utilidade, vieram Daquele que serviam.
Ao dizer que eram “sem mérito”, ele não estava dizendo que eram sem valor, mas que não tinham direito de exigir recompensa. Se perdoamos alguém que pecou contra nós, o que é o contexto da passagem (vv. 3-4), ou fazemos qualquer outra coisa que Deus ordena, não fizemos nada demais – apenas cumprimos o nosso dever. Não há mérito especial nisso.
Jesus prometeu uma recompensa muito além do mérito de qualquer serviço que rendemos ao Senhor (12:35-37, 42-48). Mas, enquanto estivermos aqui, façamos o nosso serviço sem esperar retorno, sem exigir reconhecimento e sem cobrar recompensa.
Você já ficou ressentido quando fez o certo e foi maltratado? Já se sentiu injustiçado quando seu serviço ao Senhor foi desprezado? Já se sentiu um pouco amargurado porque, depois de tantos anos de serviço ao Senhor, você recebe tão pouco?
Nosso Mestre foi um servo e não reclamou do desprezo e perseguição que sofreu. Bem que Ele poderia, pois era o verdadeiro Senhor de todos. Moisés foi tentado pelos prazeres deste mundo. Mas, “por amor a Cristo, considerou sua desonra uma riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa.” (Hb 11:26).
Siga o exemplo de Moisés. Siga o exemplo de Jesus. Vamos nos empenhar em nosso serviço, reconhecidos e valorizados, ou não. O que importa é que estamos servindo ao Rei.
Este privilégio já é honra o bastante. E a recompensa virá na devida hora. Valerá a pena esperar. Quem garante é o Rei!
Oração: Glorioso Deus e Senhor, perdoe-nos por cada atitude de descontentamento ou exigência que sentimos até hoje. Que loucura!
Nós é que devíamos estar gratos por podermos desempenhar algum papel na maravilhosa obra do Reino. Obrigado por Jesus, o Servo-Rei e Rei dos Servos.
Basta olharmos para ele para saber qual a atitude certa que devemos tomar. Que Jesus possa viver e ser visto em nós cada vez mais.
Em nome do Rei oramos. Amém.
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006-2023, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.