A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola:
“Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano.
O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano.
Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho’.
“Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’.
“Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”.
Lucas 18:9-14
Pensamento: Bruce Larson observou em seu comentário de Lucas que o fariseu tinha tudo, menos a única coisa que era essencial. O publicano não tinha nada, exceto a única coisa essencial – a percepção da sua profunda carência da graça de Deus.
É tentador sentir que nossa intimidade com Deus vem por meio das nossas orações, leituras da Bíblia e louvores na igreja. Na verdade, a nossa santidade não veio pelo nosso esforço, mas, pelo sacrifício de Jesus na cruz de Calvário.
Pode ser que o maior impedimento para pessoas boas entrarem no céu seja a dificuldade de ver o quanto precisam do Salvador. De quantos pecados você está ciente que cometeu hoje? Quão profundo é o seu senso da graça de Deus para com a sua vida?
Oração: Benigno Senhor e Salvador, quando eu me esquecer dos meus pecados, lembre-me de Calvário. Se eu tiver algo de que me orgulhar, que seja unicamente do amor de Jesus por mim, um pecador desmerecido.
Se eu puder ser útil, que seja em ajudar outros pecadores, iguais a mim, a descobrirem quão grande é o amor de Jesus por nós.
No nome do Salvador do mundo oramos. Amém.
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006-2023, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.