Certo dia, quando Jesus estava ensinando o povo no templo e pregando as boas novas, chegaram-se a ele os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os líderes religiosos, e lhe perguntaram: “Com que autoridade estás fazendo estas coisas? Quem te deu esta autoridade?”
Ele respondeu: “Eu também lhes farei uma pergunta; digam-me: O batismo de João era do céu, ou dos homens?” Eles discutiam entre si, dizendo: “Se dissermos: Do céu, ele perguntará: ‘Então por que vocês não creram nele?’ Mas se dissermos: Dos homens, todo o povo nos apedrejará, porque convencidos estão de que João era um profeta”.
Por isso responderam: “Não sabemos de onde era”. Disse então Jesus: “Tampouco lhes direi com que autoridade estou fazendo estas coisas”. Lucas 20:1-8
Pensamento: Ao devolver a pergunta, Jesus nos parece menos preocupado com o conhecimento do que o caráter dos líderes religiosos. Há uma tendência de pensar que é o nosso conhecimento de fatos e detalhes ou posições doutrinárias que faz a grande diferença diante de Deus. Esses homens analisaram e estudaram as Escrituras exaustivamente. No entanto, não reconheceram o próprio autor delas quando falou com eles. E não foi por falta de conhecimento, mas, falta de caráter.
Em contraste, alguns dos homens mais queridos de Jesus, doze em número, sabiam tão pouco e falaram tanta besteira na presença dele que seria cômico se não fosse a ternura e paciência com as quais o Senhor os recebeu. Muitos erros cometeram. Mas, pelo menos onze deles tinham o caráter que Cristo busca.
Você tem dúvidas também? Já expôs sua porção de absurdos teológicos? Pois bem, agora vamos nos concentrar no que realmente importa – uma busca pelo Senhor marcada por transparência e honestidade. Seja sincero com Jesus e com seus companheiros no Caminho. Jesus irá honrar sua humildade e vai lhe surpreender com as coisas que ele pode revelar a um espírito aberto e pronto para aprender.
Oração: Onipotente Senhor, não há nada escondido do Senhor, inclusive o falso conhecimento que é uma tentação para nós. Queremos conhecer as Escrituras e segui-las fielmente. Mas às vezes esquecemos o quanto ainda temos para aprender. Ajude-nos a desenvolver o caráter de verdadeiros discípulos para que a sabedoria do Senhor encontre corações receptivos para a transformação que o Senhor ainda precisa operar em nós. Em nome de Jesus oramos. Amém.
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006-2023, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.