Enquanto ele ainda falava, apareceu uma multidão conduzida por Judas, um dos Doze. Este se aproximou de Jesus para saudá-lo com um beijo. Mas Jesus lhe perguntou: “Judas, com um beijo você está traindo o Filho do homem?” Lucas 22:47-48
Pensamento: Jesus não disse, “você está me traindo”, mas “você está traindo o Filho do homem”. O Filho do homem é o Messias no Evangelho de Lucas. Mesmo sendo traído, Jesus não pensa em si mesmo, mas, em Judas. Ele o lembra da gravidade do que ele está fazendo – entregando o ungido de Deus. O beijo era comum entre homens na época. Esta tenra saudação de amizade e carinho choca mais ainda com o ato que Judas selara com ela – a traição.
Nossa revolta e indignação são justas. Judas foi fiel com seu corpo, mas traiu com seu coração. Era bom que pudéssemos lembrar quantas vezes nós traímos o Senhor também. No domingo guardamos a memória de Jesus na ceia e durante a semana toda guardamos a memória de uma injúria cometida por um irmão contra nós. Pregamos o Evangelho com poucas palavras e o egoísmo com tantos atos.
Quantas vezes nós não traímos Jesus? Fomos fiéis no corpo, mas, e o coração? A moeda foi diferente, o gesto mais sutil, porém, no final das contas nosso rosto carinhoso para com Jesus esconde uma terrível hipocrisia. Eu já fiz tudo isso. E você? Não é para justificar ou minimizar o que Judas fez. Mas, olhemos no espelho e sejamos honestos. Não está na hora de mudar? Jesus ainda está nos dando uma chance.
Oração: Bendito Deus, maravilhosa é a misericórdia do Senhor. Nosso tempo ainda não chegou. Conceda-nos, por favor, arrependimento de todas as nossas hipocrisias. Que nossos gestos, de beijo, de abraço, de oração, sejam puros como o amor de Jesus por nós. Em nome do Salvador do mundo oramos. Amém.
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006-2023, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.