Então Jesus disse aos chefes dos sacerdotes, aos oficiais da guarda do templo e aos líderes religiosos que tinham vindo procurá-lo: “Estou eu chefiando alguma rebelião, para que vocês tenham vindo com espadas e varas? Todos os dias eu estive com vocês no templo e vocês não levantaram a mão contra mim. Mas esta é a hora de vocês quando as trevas reinam”. Lucas 22:52-53
Pensamento: Judas não foi o único hipócrita na comitiva oficial. Todo o processo de prender Jesus revelou a falsidade dos líderes religiosos. Não prenderam Jesus quando ele esteve no templo por medo do povo (20:19 e 22:2). Só agiram à noite para não correr o risco de oposição humana. Embora parecesse que o “príncipe das trevas” estava ganhando, era justamente o contrário.
Jesus não queria que houvesse resistência à sua prisão porque ele não veio estabelecer um reino por meio de força. Seu reino, que poucos compreendiam, é estabelecido pela rendição completa à vontade de Deus. Há horas quando parece que isso significa deixar o inimigo ganhar. Às vezes é justamente nestas horas que Deus pode mais realizar sua vontade em nossas vidas. Mas, temos que ter a plena confiança nEle, o que Jesus exibiu neste momento tão difícil da sua vida.
Um provérbio judaico diz “aquele que não agüenta o mal não viverá para ver o bem”. Se você tem enfrentado uma situação em que é difícil confiar que Deus está em controle, lembre-se de Jesus naquela hora. E lembre-se também da vitória gloriosa que ele alcançou, porque confiou no Pai. “Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.” (Rom 12:21) Espere em Deus, que a vitória do bem virá.
Oração: Obrigado, Pai, por mais um exemplo do seu maravilhoso filho Jesus. Ajude-nos, a manter a nossa confiança no Senhor em todas as provocações e provações dessa vida. Que a verdadeira paz do Senhor possa reinar em nossos corações. Em nome do Senhor oramos. Amém.
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006-2023, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.