“Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra.” Lucas 6:29a
Pensamento: Essa é dura. Não sei se essa palavra é mais difícil para homens ou mulheres. Mas, eu fui criado na escola do “não levar desaforo para casa”. Eu li essas palavras como jovem e pensei – isso é impraticável. Porém, algumas coisas precisamos entender.
Primeiro, Jesus não está nos aconselhando a sofrer violência sem defesa. As autoridades existem para reprimir a criminalidade. É para eles que devemos recorrer se estivermos em perigo (Rm 13:4). Mas, há situações em que teremos que enfrentar hostilidade com amor, sobretudo por nossas convicções Cristãs.
Como Darrell L. Bock observou em seu comentário do Evangelho de Lucas: “O amor é disponível, vulnerável, e sujeito ao abuso. Oferecendo a outra face não é tanto uma busca ativa como é um risco natural quando tentamos alcançar aqueles que reagem com desprezo. A vingança é excluída, enquanto fazendo o bem aos hostis é comandado. No contexto de perseguição, oferecendo a outra face significa continuando a ministrar, mesmo arriscando mais perseguição, como Paulo fez em Atos 14 e 16”. E eu acrescentaria, como Jesus fez em João 18:22-23. Jesus não só falou, ele fez. Se Jesus fez, então pelo poder dele, nós podemos também.
Oração: Pai, eu não quero desafiar ou provocar ninguém. Tenho tanto medo da violência como da minha reação a ela. Quero e preciso gravar esta palavra de Jesus em meu coração e lembrar na hora que a hostilidade vier como o Senhor quer que eu reaja. Ajuda-me, por favor. Em nome de Jesus eu oro. Amém.
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006-2023, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.