“Não julguem, e vocês não serão julgados.” Lucas 6:37a

Pensamento: Ao pé da letra, parece que Jesus estava condenando qualquer julgamento e dizendo que se ignoramos os pecados dos outros os nossos serão ignorados também. Será que foi isso que ele quis dizer? Jesus usava formas de expressão comuns à sua época como hipérbole para dar ênfase. Às vezes suas declarações pareciam categóricas. Mas, precisamos levar em conta estas formas de expressão na hora de interpretar as palavras do Mestre. Por não perceberem isso, algumas pessoas têm interpretado e aplicado de forma equivocada as palavras de Jesus. Há pessoas que pegam esta frase e aplicam como se Jesus estivesse condenado qualquer tipo de avaliação do comportamento dos outros. Entretanto, em outras passagens Jesus exortou os discípulos a se arrependerem (Lc 13:1-5) e os ensinou a corrigirem e cobrarem arrependimento de outros (Lc 17:1-3). Também, ele os ensinou a perdoarem todas as vezes que alguém se arrependesse (Lc 17:4). O que Jesus está condenando nesta passagem é a atitude de vigiar a vida dos outros. Quando o discípulo se deparar com pecado ele precisa alertar a pessoa que pecou e chamá-la ao arrependimento. Mas, ele não deve andar bisbilhotando a vida alheia à procura de falhas e fraquezas. Ninguém suportaria tal forma de vigilância. Se queremos que Deus seja tolerante para conosco, vamos tratar os outros da mesma forma.

Oração: Soberano Deus, o Senhor teria todo direito de cobrar com rigor cada falha e desvio nosso. Quem poderia esperar perdão se o objetivo do Senhor fosse julgar. Graças damos ao Senhor que Jesus veio salvar pecadores como nós. Obrigado pela bondade que encontramos nEle. Que possamos ser igualmente bondosos para com outros. Em nome de Jesus oramos e agradecemos. Amém.

Veja a imagem de hoje:
Mateus 7:3-5

Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006-2019, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Sociedade Bíblica Internacional (www.sbibrasil.org.br), salvo indicação contrária.

Assine o Devocional
Jesus Disse

365 dias nas palavras de Jesus.
É gratuito! Insira seu Email aqui:

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a utilização de cookies.