Noutro sábado, ele entrou na sinagoga e começou a ensinar; estava ali um homem cuja mão direita era atrofiada. Os fariseus e os mestres da lei estavam procurando um motivo para acusar Jesus; por isso o observavam atentamente, para ver se ele iria curá-lo no sábado. Mas Jesus sabia o que eles estavam pensando e disse ao homem da mão atrofiada: “Levante-se e venha para o meio”. Ele se levantou e foi. Lucas 6:6-8
Pensamento: Houve ocasiões em que Jesus tomou providências para evitar confronto, como depois da sua pregação na sinagoga (Lc 4:29-30) e quando soube da morte de João Batista (Mt 14:13). Porém, houve situações em que Jesus não evitou conflito, mas entrou com tudo para mostrar quem ele era e o que veio fazer.
Nesta ocasião, Jesus sabia que estava sendo vigiado. Ele sabia que seus adversários buscavam um motivo para acusá-lo. Para Jesus, teria sido mais cômodo e certamente mais seguro curar este homem em particular, longe dos olhos dos seus acusadores. Mas ele resolveu operar um milagre no sábado diante de todos.
Por quê? Porque há momentos em que a coisa certa a fazer é mostrar a todos quem você é e o que você representa. Jesus não fez isso de forma arrogante nem provocativa. Mas nem tampouco se esquivou de perigo. Fazer o certo pode nos custar caro. Mas, nunca custará mais do que Jesus já pagou.
Oração: Poderoso Senhor, todos nós já tivemos medo de falar em certos momentos ou tomar uma atitude em certas situações. Conceda-nos, ao mesmo tempo, a prudência e a coragem de Jesus. Se Jesus falaria ou agiria em alguma situação, que possa ser por meio de nós. Somos gratos pela oportunidade de servir. O Senhor é o nosso escudo contra o perigo e o nosso redentor em horas de necessidade. Em nome de Jesus, oramos. Amém.
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006–2025, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.