Seus discípulos perguntaram-lhe o que significava aquela parábola. Ele disse: “A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino de Deus, mas aos outros falo por parábolas, para que “ ‘vendo, não vejam; e ouvindo, não entendam’.” Lucas 8:9-10

Pensamento: Numa expressão idiomática da época, Jesus acabou de exclamar à grande multidão “Prestem atenção!”. Mas, quem veio perguntar o significado? Apenas os discípulos. Jesus usou parábolas justamente para estimular a curiosidade e provocar uma reação. Mas, onde o interesse não existe, onde a reação é um bocejo, os mistérios do Reino continuarão escondidos.

É Porque Deus não quer revelá-los? Não. Porque o homem não tem interesse em buscá-los. Os homens que viram tanto cansam de olhar, e os que pensam que já ouviram tudo cansam de escutar. Não é que Deus não se importa com os homens, mas, que os homens não se importam com Deus. Talvez é porque estamos vendo e ouvindo demais — das fontes erradas.

Será que é por isso que aquele tempo com Deus com os olhos fechados em silêncio faz tanta diferença? Será que é por isso que quando separamos aquele tempo todo dia começamos a ver e ouvir coisas que nem percebemos antes? Começamos a entender coisas que não faziam o menor sentido.

Não é porque Deus estava escondendo as respostas, mas, porque nós não estávamos escutando quando Ele falava. Fale com seu Pai hoje — e depois escute. Ele responderá. Se demorar para ouvir ou enxergar a resposta, tenha paciência. Ele já teve muita com você. E vale a pena o que você descobrirá.

Oração: Pai amoroso, perdoe-nos por darmos tanta atenção a tudo que enche nossas cabeças. Parece que não cabe nem uma palavra do Criador do Universo. Como temos sido cegos e surdos! Obrigado por chamar nossa atenção.

Ajude-nos agora a esvaziar nossas mentes e corações de tudo que é deste mundo para que possamos descobrir o Reino dos Céus que estava o tempo todo aqui entre nós — exatamente como Jesus disse. Obrigado Pai, por seu Filho maravilhoso! Obrigado por não desistir de nós. Em nome e em amor a Jesus oramos. Amém.

Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006-2023, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.

Assine o Devocional
Jesus Disse

365 dias nas palavras de Jesus.
É gratuito! Insira seu Email aqui:

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a utilização de cookies.