“O segundo (mandamento) é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes”. Marcos 12:31
Pensamento: O segundo mandamento tem em comum com o primeiro o amor. O amor ao próximo é diferente do amor a Deus. Como observou Ezra Gould em seu comentário sobre o Evangelho de Marcos, “O amor a si mesmo já existe, monopolizando o homem. O mandamento é para subordiná-lo ao amor a Deus, e coordená-lo com o amor pelo próximo.”
O homem naturalmente busca seu próprio bem. A vontade natural do homem é de cuidar de si, cuidar de todas as suas necessidades. Jesus não diz que não podemos cuidar de nós mesmo. Porém, se podemos dirigir nosso olhar para nosso próximo com um cuidado igual, é garantido que ele terá suas necessidades supridas também – todas elas.
Estes mandamentos são os maiores porque nos levam a cumprir tudo para o qual Deus nos criou, e foram lembrados ao longo do Novo Testamento (Mt 19:19; Lc 10:27; Rm 13:9; Gl 5:14; Tg 2:8; 1 João 4:20-21). Se você se deparar com uma situação em que houver dúvida sobre o que fazer, é só perguntar – qual o curso ou ação que mais demonstrará amor a Deus e amor ao seu próximo? É por aquele caminho que o discípulo de Jesus andará nos passos do Mestre.
Oração: Nosso amado Pai, o Senhor tem muitos filhos. Nós sabemos amar a nós mesmos, mas às vezes esquecemos de amar igualmente aos seus outros filhos. Obrigado por nos lembrar que este amor por eles faz parte do nosso amor ao Senhor. Que sejamos cada vez mais como a grande família que o Senhor espera reunir um dia no nosso lar celestial. Em nome de Jesus oramos. Amém.
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006-2023, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.