E chegaram a Cafarnaum. Quando ele estava em casa, perguntou-lhes: “O que vocês estavam discutindo no caminho?” Mas eles guardaram silêncio, porque no caminho haviam discutido sobre quem era o maior. Assentando-se, Jesus chamou os Doze e disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos”. Marcos 9:33-35
Pensamento: Ambição, por si só, não é má. A grande questão é o alvo. Aonde é que queremos chegar? Estamos buscando o lugar onde mais podemos servir ou mais seremos servidos? É grande a tentação de pensar que quanto maior a nossa posição, melhor podemos servir Jesus. Portas vão abrir, ajuda virá, nossas ideias receberão o devido reconhecimento e assim por diante. Certo? Ledo engano. É o contrário.
Os “maiores” é que sofrem tentação maior. E se forem realmente úteis a Deus, sofrerão ataques e resistência maior ainda. Há um ditado que diz “quanto mais alto você sobe na árvore, mais forte o vento bate”. Se houver oportunidades de servir à sua disposição, dê graças a Deus e dedique-se a elas.
Melhor ainda se forem com pouco reconhecimento. Assim você terá menos tentação de se orgulhar, menos resistência daqueles que querem aparecer e mais espaço para fazer o que Jesus lhe criou para fazer — servir. Quer um grande serviço no Reino? Vá para o final da fila e encoraje quem está em penúltimo lugar.
Oração: Eu quero ser, Senhor amado, como um vaso nas mãos do Oleiro. Que estas não sejam apenas palavras de uma canção, mas, verdade na minha vida, meu Deus. Leve-me para onde posso ser mais útil. Sei que não estou preparado para isso. Não quero isso ainda. Mas, o Senhor pode mudar até o meu querer. Obrigado por ainda estar trabalhando na minha vida, Senhor. Em nome de Jesus eu oro e agradeço. Amém.
Não perca a imagem especial de hoje!
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006-2009, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional (Nda Sociedade Bíblica Internacional (www.sbibrasil.org.br), salvo indicação em coário.