“E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o. É melhor entrar no Reino de Deus com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no inferno, onde ‘o seu verme não morre, e o fogo não se apaga’. Cada um será salgado com fogo.” Marcos 9:47-48
Pensamento: Sério? Sim. Radical? Sem dúvida. Literal? Não. Jesus não está convocando seus discípulos a virarem mancos e cegos. Não é mão, nem pé, nem olho que nos leva a pecar. É a vontade que nasce dentro de nós (Rom 7:17-20; Tiago 1:13-15). A nossa atitude para com esta vontade tem que ser tão radical que estaremos dispostos a sacrificar até parte do nosso corpo se for necessário para acabar com o pecado. Ou acabamos com esta parte de nós ou ela acaba com tudo que somos.
Para seguir Jesus, alguns terão que abrir mão de bens (Mc 10:21), outros de família (Lc 14:26) e outros até da própria vida (Mc 8:34-35). Não é demais pedir que estejamos preparados para cortar ou arrancar o que houver dentro de nós que nos separe de Deus.
Não é o olho cobiçoso, mas, a disposição de cobiçar que tem que ser arrancada. Nisso temos que ser radicais. Se vacilarmos podemos perder tudo no fogo do inferno. Jesus não fala assim para nos assustar, mas, para nos ajudar. Quem sabe disso atende as palavras dEle.
Oração: Amoroso Pai, não gosto de pensar no sofrimento eterno. E parece que os “sabidos” desse mundo preferem fazer de conta que nem existe. Mas, eu agradeço por o Senhor nos alertar do perigo que corremos e nos mostrar quão valiosos são justamente os tesouros que o Senhor tem nos dado. Revele a cada um que lê estas palavras de Jesus o que precisa tirar para preservar o que realmente importa – a vida eterna com o Senhor. Em nome de Jesus oramos. Amém.
Dennis Downing é o autor do devocional diário “Jesus disse…”,
Copyright © 2006–2023, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional da Bíblica Brasil (www.biblicabrasil.org.br), salvo indicação em contrário.