Contagem de Corpos – Uma investigação sobre o desaparecimento e reaparecimento de Jesus
de Larry Chapman
Aconteceu algo
Mas não era o fim. O movimento em volta de Jesus não desapareceu (“obviamente”), e de fato o Cristianismo é hoje a principal religião do mundo. No entanto, deveremos analisar o que aconteceu após o corpo de Jesus ter sido retirado da cruz e colocado no túmulo.
Num artigo do New York Times, Peter Steinfels fala dos acontecimentos surpreendentes que ocorreram passados três dias da morte de Jesus: “pouco tempo depois da execução de Jesus, os seus seguidores foram repentinamente galvanizados, passando de um grupo confuso, frustrado e assustado, para pessoas cuja mensagem central era acerca de um Jesus vivo e de um novo reino, colocando a sua própria vida em risco e alterando, num ápice, um império inteiro. Algo se passou… Mas o quê exatamente?”11 É a esta questão que deveremos responder investigando os fatos.
Existem apenas cinco explicações plausíveis para a alegada ressurreição de Jesus, tal como vem descrita no Novo Testamento:
1. Jesus não morreu na cruz.
2. A “ressurreição” resultou de uma conspiração.
3. Os discípulos tiveram alucinações.
4. A narração é lendária ou mítica.
5. Aconteceu realmente.
Iremos agora detalhar cada uma das hipóteses referidas de forma a perceber qual aquela que melhor se encaixa com os fatos.
Leia o próximo capítulo Jesus estava morto?.
Leia a versão em inglês deste artigo no site da Y-Jesus.