OfertarComo Ato de Adoração a Deus

de NiltonBarretto                                                                                      

INTRODUÇÃO:

Algunsrelutam em ensinar sobre a oferta com medo de que ela seja dada por obrigação.Mas,o que dizer do filho de Deus que não dá absolutamente nada? Ospregadores e professores serão culpados se falharem em ensinar sobre a oferta.

 

Na Bíbliaofertar sempre esteve associado ao ato de adoração do homem em relação a Deus.Existeuma conexão muito forte entre espiritualidade e oferta na Bíblia. Umdos termômetros mais eficientes para se medir a nossa espiritualidade éexatamente na maneira com que utilizamos e gastamos nosso dinheiro, e emespecial, na maneira que ofertamos a Deus.

 

Precisamosaprender do Velho Testamento  parapodermos cumprir com eficiência os mandamentos existentes novo testamento(Romanos 15:4). Osexemplos sobre oferta do Velho Testamento ilustram como agradar a Deus nesta área da vida espiritual.

Existem nos relatosbíblicos ofertas direcionadas a Deus, antes mesmo da existência da lei mosaica.Issosignifica dizer que Deus se agradava das ofertas desde os primeiros tempos daexistência humana.

 

Nosrelatos bíblicos existentes antes da lei Mosaica, vemos a prática humana deoferecer a Deus algo, e como resposta Divina, a plena aceitação e satisfação deDeus a essas ofertas a Ele oferecidas.

 

OS PRIMEIROS RELATOS DE OFERTAS NO VELHO TESTAMENTO: ERA PATRIARCAL

 

1.    ABELE CAIM

(GN 4:1-7/HB 11:4)

Pergunta chave: Porque ofertar foi um ato de adoração nesse exemplo?

 

Foi adoração porque:

A oferta de Abelrefletia bem o tipo de relacionamento que mantinha com Deus (respeito,reverência, temor, consideração).

Foi adoração porquereflete o conceito que ele tinha de Deus.

Foi adoração porque,conforme Hebreus 11:4,6 tinha uma forte relação com a verdadeira Fé que agradaa Deus.

 

Apesar de váriasalianças, sempre o homem adora a Deus por oferecer coisas a Ele. Não que Deusprecise, mas Ele fica satisfeito vendo a boa vontade humana.

 

Caim não agradou aDeus com sua oferta. Ou por ser menos do eu deveria ser, ou por ser de tipodiferente do que deveria ser.

 

Isso mostra quedesde do início, Deus quer ofertas e faz exigências sobre o que é ofertado. Nãoé algo com o que Ele não se preocupa, pelo contrário.

 

2.    AOFERTA DE NOÉ AO SAIR DA ARCA NO EVENTO DODILÚVIO

(GN 8:16-21,9:1)

 

Foi adoração porque:

A PRIMEIRA ATITUDEde Noé ao sair da arca foi a de oferecer a Deus um sacrifício/oferta!

Foi adoração porquepartiu do coração do homem (Deus não ordenou que oferecesse, foi uma atitudevoluntária, carregada de grande gratidão PELA PROVIDENCIA DIVINA EM SUA VIDA).

 

Foi adoração porqueDeus teve uma reação positiva a um ato direcionado à sua pessoa.

 

Foi adoração porqueatraiu as bênçãos de Deus sobre a vida de Noé e toda a sua família! (GN 9:1)

 

3.    ODÍZIMO DE ABRÃO A MELQUESEDEQUE

(GN14:14-20)

Foi adoração porque:

O dízimo oferecidopor Abrão a Deus, nesse caso, foi um ato de adoração porque foi fruto doreconhecimento da atuação divina em sua vida quando Deus lhe entregou nas mãosseus inimigos!

Foi um atototalmente VOLUNTÁRIO!

 

Foi um ato deAdoração porque a confiança de Abrão não residiu na capacidade individual de seushomens, apesar do texto afirmar que eram homens extremamente capazes e nascidosem sua casa. (V14)

Foi adoração porquediz o texto “De tudo deu Abrão odízimo. (V20)”.

Um outro exemplo – Gênesis22:2

 

OUTROSRELATOS – ERA MOSAICA

Deusaceitou ofertas de animais como ato de adoração, assim como os dízimos de tudoo que o homem adquiria, como já vimos, praticadas ainda na era Patriarcal, e osregulamentou.

Aoferta dos primogênitos – Êxodo 13.1,2,12-15; 22.29,30

Aoferta das colheitas – Êxodo 22.29,30; 34.26

“Ninguémcompareça  perante mim de mãos vazias” -Êxodo 34.20

OfertasVoluntárias – Êxodo 35.4,21,29; 36.3-7

Ofertando o que há de melhor numaexpressão de reconhecimento da grandeza de Deus – II Samuel 23.16,17.

 

Ofertashonram ao Senhor – Provérbios 3.9 “Honre o Senhor…”.

Ofertade “louvor ao Senhor” – Levítico 19.23-25

 

Aoferta expressava o que o homem sentia em relação ao seu Deus. Que tipo derespeito e consideração tinha para com Ele. Qual o conceito que tinha a seurespeito. Não era um ato de pouco significado!

Deusqueria ver o que o povo pensava a seu respeito – Êxodo 25.1-8 – Na ocasião daconstrução do Santuário ele pediu que o material necessário para construí-lofosse providenciado pelos próprios israelitas mediante ofertas voluntárias. Nãopoderia Deus mesmo providenciar tais materiais? Ele que os alimentou no deserto com pão (que caía do céu) e carne,dessedentou-os, guiou-os com uma nuvem de dia que os livrava do calor dodeserto e com uma coluna de fogo a noite que os livrava do frio do deserto?

 

 

NO NOVO TESTAMENTO – ERA CRISTÃ:

(Filipenses 4.17,18)

 

Foiadoração porque:

Anossa oferta é um ato bonito de louvor a Deus, “como aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus”(Filipenses 4:17-18; II Coríntios 9:12).

“Como aroma suave,como sacrifício aceitável e aprazível a Deus”– expressão semelhante a que ocorre em Levítico com muita freqüência –1.9,13,17,etc.

(1 CO 16:1-4)

 

Foiadoração porque:

Oprimeiro dia da semana, historicamente, era o dia em que os cristãos se reuniampara adorar a deus no primeiro século, oferta, portanto estava inserida nasatividades do culto de adoração nesse texto!!!

Oculto de Domingo é mais do que a Adoração Diária. É um período especial deadoração a Deus, junto com meus irmãos na fé.

Oculto é um momento especial porque nele convidamos a Deus para nos ver e ouviracerca do que pensamos sobre Ele. Nos colocamos em Sua presença de uma formaespecial.

 

Quandochegamos aqui nesta hora e neste lugar, é por um motivo especial, um motivosagrado. Mas, tudo é sagrado na vida cristã! Sim, mas este momento é de caráterdiferente, alguém vem aqui ao púlpito para nos guiar, a fim de que digamos aDeus o quanto o amamos, o quanto o adoramos, o quanto Ele é especial para nós.

Malaquias1.13 – A atitude que os sacerdotes judeus tinham para com a oferta em adoraçãoa Deus é descrita neste versículo.

 

Nuncapodemos permitir que nossa oferta em adoração a Deus se torne algo“corriqueiro”, comum demais.

 

Temosque proteger nossas mentes e corações de atitudes assim.

Porquê?

PorqueDeus não aceita uma oferta de adoração feita de forma negligente. Não aceitauma oferta de adoração mecânica. Não aceita nosso lixo!

Equando ofertamos a Deus assim o desonramos e desrespeitamos.

Fiqueatento, em estado de adoração e oração. É um ato feito para Deus e não para ohomem.

Masporque seria um insulto a Deus uma oferta de adoração negligente?

11,12,14c – Por que Deus é grande e santo, por isso merece ser adorado adequadamente.

 

SeDeus aparecesse agora aqui nesta reunião, o que faríamos? Se Ele estivesse aquiem nosso meio, como nos comportaríamos? Ficaríamos em total silêncio? Noslevantaríamos ou no ajoelharíamos diante dele? Ele está aqui!

10– Deus revela que preferia que o templo fosse fechado, porque o que se estavafazendo lá dentro era inútil.

Alinguagem deste versículo é forte – “Não tenho prazer em vocês”, “e nãoaceitarei as suas ofertas”.

12– O que Deus sente quando alguém se coloca diante d’Ele para adorá-Lo comdesdém (desprezo)? R. Profanação (1. Violar ou tratar com irreverência oudesprezo alguma coisa sagrada ou venerável. 2. Aviltar pelo uso profano,impróprio, indigno ou vulgar. 3. Macular, manchar, tornar impuro, desonrar. 4.Injuriar, ofender.)

Asofertas faziam parte essencial da adoração dos cristãos primitivos!!!

 

CONCLUSÃO:

Dara Deus menos do que o melhor de nós no culto de adoração é desprezá-lo einsultá-lo.

Senós estamos nos dispondo a levantar cedo (ou sair de casa à tarde) no domingo,tomar uma condução e chegar até aqui – façamos o “negócio” direito.

Nãozombemos de Deus!

Aoferta não é uma ocasião do culto onde simplesmente damos uma contribuiçãofinanceira apenas para as despesas da comunidade cristã. É um ato de adoraçãocomo as orações, os cânticos, etc.

Aoferta faz parte do louvor a Deus desde o início dos tempos. É expressão deamor, apreço e dever. Mostra que a criatura sabe reconhecer que é dependente deseu Criador.

Oato de ofertar é uma demonstração da nossa administração dos bens de Deus. Anossa oferta mostra onde está o nosso coração. “Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”,(Mateus 6:21-24).

Enquantonós crescemos em outros atos espirituais, os cristãos devem também destacar-seneste privilégio de contribuir.

ADORARa Deus no culto PASSA ESSENCIALMENTE pelo ato de OFERTAR  A DEUS, e essa verdade vem desde o VELHOTESTAMENTO !!!

JAMAISPENSE que o ato de ofertar É MERAMENTE para COBRIR DESPESAS do prédio ou paraSUSTENTO de evangelistas; É SOBRETUDO UM ATO INDIVIDUAL DE SUA ADORAÇÃO ADEUS!!!

Comoanda a sua ADORAÇÃO NO QUISITO OFERTAR?

Assine o Devocional
Jesus Disse

365 dias nas palavras de Jesus.
É gratuito! Insira seu Email aqui:

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a utilização de cookies.